A Câmara Municipal de Santa Rita, no Maranhão, decidiu, por maioria, rejeitar a concessão de título de cidadão ao ex-presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O motivo da rejeição é que o petista não atende a uma das regras para uma pessoa receber a homenagem.
Pelo regimento interno da Câmara, para receber o título de cidadão de Santa Rita, além de ter serviços prestados no município, o homenageado precisa ter residido pelo menos por cinco anos na cidade.
Isso não ocorreu com o ex-presidente e, por isso, foi rejeitado.
Desgaste – Apesar de aparentemente não ter relação política a rejeição do título de cidadão para Lula, nos bastidores é colocada a decisão do legislativo municipal como uma retaliação ao deputado Weverton Rocha (PDT), que vinha articulando em vários municípios concessão de títulos de cidadão para o ex-presidente.
Em Santa Rita, o autor da proposta rejeitada foi o vereador Ivo André que é do PDT. Com a rejeição Weverton Rocha sofreu desgaste e ainda inseriu o ex-presidente Lula também no desgaste durante sua passagem pelo Maranhão.
Lula chegou ao estado no domingo, 3, para um evento em Timon. Nesta segunda-feira, 4, o ex-presidente deverá chegar a São Luís e na terça-feira, 5, participará de ato político na Praça Pedro II.