Na terça-feira, em entrevista, Carlos Lula afirmou que seria improvável que tivéssemos a cepa com os tripulantes dessa embarcação, porque o navio chinês, saiu da Malásia e embarcou a tripulação na África do Sul

Carlos Lula ‘desmente’ o… Carlos Lula

Não durou nem 72 horas a declaração do secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, sobre o caso dos tripulantes do navio em quarentena diagnosticados com Covid-19. Na última terça-feira (18), em uma entrevista a um programa de rádio local, o secretário revelou que 15 tripulantes do navio Mv Shangon Da Zhi, ancorado no Estado, tinham testado positivo para o vírus.

No entanto, segundo explicou o secretário, seria improvável que se trate de uma nova cepa do coronavírus. O problema é que ele esqueceu que o resultado para identificar a cepa ainda seria divulgado nesta semana pelo Instituto Evandro Chagas. Na intenção de tranquilizar a população, Carlos Lula mentiu sobre as possibilidades de variante.

“É improvável que a gente tenha a cepa indiana com os tripulantes desse navio, porque o navio é chinês, ele saiu da Malásia, embarcou a tripulação na África do Sul. Toda tripulação é indiana, são 24 tripulantes, mas eles embarcaram na África do Sul no final do mês de abril, então a gente já está aqui em meados do mês de maio, é improvável que a gente tenha a cepa indiana”, explicou o secretário.

A declaração, entretanto, não durou muito tempo e o secretário teve que lançar nota oficial desmentindo a si próprio. Segundo o comunicado, a cepa foi identificada em um paciente indiano, de 54 anos que chegou ao Maranhão à bordo da embarcação e que está internado em um hospital da rede privada de São Luís desde a semana passada.

Depois da notificação do 1º caso, outros 14 tripulantes tiveram resultados positivos para testes do coronavírus e 9 tiveram diagnósticos negativos.

“Recebemos hoje a confirmação da presença da variante indiana da Covid-19, na tripulação do navio “MV SHANDONG da ZHI”. A variante B.1.617.2 foi detectada nas amostras de tripulantes positivos para Covid-19, após análise do Instituto Evandro Chagas. No momento, apenas um dos tripulantes permanece internado e isolado em hospital privado. Os demais apresentam boa evolução clínica e se mantêm isolados em cabines na embarcação, que não vai atracar em solo maranhense”, destacou o desmentido do titular da SES.

Em tempos de desinformação e pandemia, o blog do Isaías Rocha reforça o compromisso com o jornalismo maranhense, profissional e de qualidade. Nossa página produz diariamente informação responsável e que você pode confiar