O período carnavalesco em Bacabeira transcorreu com bastante tranquilidade e sem nenhum registro de ocorrência grave entre munícipes ou turistas, conforme balanço obtido pelo blog junto aos órgãos de segurança do município.

Em todos os grandes eventos do município não foi registrada nenhuma ocorrência de natureza grave. A informação positiva é resultante de um trabalho conjunto da Prefeitura, por meio da Guarda Municipal (GM), com o apoio das polícias militar e civil, além do Corpo de Bombeiros.

A coordenação de segurança nos circuitos carnavalescos ficou sob o comando do Capitão BM, Lucas Lindoso, que é secretário Municipal de Saúde e presidente do Conselho do Pacto pela Paz no município. Uma das novidades desse ano foi o apoio da Central de Videomonitoramento, inaugurada pela prefeita Fernanda Gonçalo, que ajudou no trabalho preventivo e contribuiu para zerar ocorrências mais graves.

Entre a última sexta-feira (21) e terça de Carnaval (25), alguns circuitos fizeram a alegria dos foliões bacabeirenses. Uma semana antes, nos dias 15 e 16, datas que antecede as festividades momescas, a folia do pré-carnaval foi garantida com atrações nacionais e regionais. Nesse período, as bandas Forró Sacode, Filhinho de Papai, Tony Guerra, Furacão do Arrocha, Zé Cantor e Bicho Terra fizeram a alegria do folião.

O balanço com zero ocorrência mostra a intenção da administração municipal contribuir cada vez mais com a segurança da população. Além de uma central de videomonitoramento, vários outros esforços vem sendo feita pela atual administração para melhorar o setor. A situação poderia está bem melhor, caso a Câmara Municipal de Bacabeira não tivesse arquivado o projeto que visava criar a Secretaria Municipal de Segurança, uma das propostas de campanha da prefeita Fernanda. Esse, entretanto, é um assunto para a próxima matéria.