Em entrevista, professor Hilton Franco critica falta de transparência no debate sobre rateio dos precatórios do Fundef em São Luís / Foto: Neto Diniz

SÃO LUÍS, 25 de maio de 2024 – O professor de Geografia, Hilton Franco, bateu um papo na tarde deste sábado, 25/5, com os ouvintes do podcast ‘Pinga-Fogo’, da rádio Cultura FM 106,3. Na entrevista, o docente compartilhou um pouco da insatisfação da categoria contra o prefeito Eduardo Braide (PSD) por inconsistência no rateio dos precatórios do Fundef.

A entrevista trouxe uma grande audiência ao programa com ouvintes participando, através de comentários ao vivo nas redes sociais e, por meio das demais plataformas, que a emissora disponibiliza para interação com o público.

Durante sua participação, Hilton Franco, que é pós-graduado em Geografia Ambiental, apontou a discrepância dos valores recebidos pelos beneficiários em relação aos profissionais incluídos na lista de rateio dos juros dos precatórios, e cobrou respostas do chefe do Executivo.

Na ocasião, o convidado criticou a falta de transparência da gestão ludovicense no debate sobre rateio dos precatórios e fez uma série de questionamentos ao prefeito. Em seu comentário, Franco deixou oito perguntas ao mandatário ludovicense:

• Por que não dividiram os juros com os beneficiários que de fato tinham direito?

• Por que só quem foi diretor ou ampliados que não tinham direito ao precatório, podem receber 40h e os ampliados que estão dentro do rateio não podem?

• Por que alguns ampliados recebem por 20h ou 24h e depois por 40h e outros não? Onde está esse regramento no decreto municipal?

• Quantas pessoas foram beneficiadas nos 60%? Nos juros? Quantas cotas foram geradas?

• Qual valor da cota dos juros e da cota do rateio?

• Quantos professores foram beneficiados em cada categoria (rateio e juros)?

• Cadê a transparência?

• Por que a administração pública municipal não corrige esses erros e injustiças?

Comparação entre Estado e Município

Ao encerrar sua participação, Hilton apresentou uma tabela elaborada por ele comparando o rateio dos precatórios do Fundef entre o Governo do Maranhão e a Prefeitura de São Luís. Clique aqui e veja as inconsistências.

A entrevista com o convidado no programa durou pouco mais de 30 minutos e foi conduzida pelo apresentador Neto Cruz, contando com a participação do jornalista Isaías Rocha.

Assista a seguir a íntegra da entrevista:

Leia mais notícias em isaiasrocha.com.br e nos sigam nas redes sociais: FacebookTwitterTelegram Tiktok. Leitores também podem colaborar enviando sugestões, denúncias, criticas ou elogios por telefone/whatsapp (98) 9 9139-4147 ou pelo e-mail isaiasrocha21@gmail.com