Faltando pouco mais de um mês para conclusão de filiações e desfiliações partidárias para os que vão disputar as eleições do próximo ano em Bacabeira, o cenário político da cidade nunca esteve tão indefinido. Com políticos tradicionais desgastados, como o prefeito Alan Linhares (PTB) e o ex-prefeito José Venâncio, o Venancinho (DEM), outros nomes surgem com possibilidades para serem testados pelos eleitores. Até o momento, pelo menos 05 políticos já declaram a vontade de disputar a prefeitura, o que poderá encerrar a polarização da eleição, situação que se repete nas últimas duas décadas.

prefeito-alan-linhares-1

Apesar do grande desgaste que está tendo com o seu governo, o prefeito Alan Linhares confidenciou a correligionários políticos que deve ir para o sacrifício, mas disputando por um partido mais próximo da base do governador Flávio Dino (PCdoB). Porém, como vai enfrentar o desgaste político e problemas jurídicos, ele pode deixar de concorrer, cedendo lugar a outro nome, que provavelmente deve ser o motorista ou a mulher.

Cópia-de-DSC_2900

Já o DEM colocou à disposição o nome do ex-prefeito Venancinho, que se afastou do atual prefeito que ajudou a eleger em 2012. Como também deve enfrentar problemas para registrar sua candidatura, o Democratas provavelmente usará outra opção caseira: o irmão Werbeth Pinheiro. No entanto, ao que parece, a estratégia seria uma experiência de laboratório que poderia dar em nada. Pelo menos é o que afirma as pesquisas divulgadas até aqui.

Já o desportista Ubirajara Torres, o Bira (PDT), diz que também pretende se candidatar. “Afirmo e reafirmo que sou pré-candidato, só que estou apenas resolvendo questões partidárias. Em 2016 estarei no Partido Progressista (PP)”, declarou em comentário em seu perfil no Facebook.

bira

MAIS NOMES        

Outro nome que não pode ser descartado na disputa pela Prefeitura de Bacabeira é o do empresário Gilvan Luna (PCdoB). EM 2012, ele até ensaiou uma pré-candidatura, mas como não conseguiu convencer a direção do PPS – seu antigo partido – acabou abdicando da disputa. Porém, este ano, o empresário tem uma certeza: estará entre os pretensos prefeituraveis.

Nas redes sociais, Luna aparece ao lado do deputado Othelino Neto (PCdoB). Foi o próprio parlamentar que fez revelações sobre a possível candidatura do empresário em Bacabeira.

luna

“Na foto, estou ao lado do presidente do PCdoB de Bacabeira, Gilvan Luna, pré-candidato a prefeito do município com o meu apoio”, revelou o deputado.

Nesse processo político de construção de candidatura, o mais adiantado é o da Enfermeira, Fernanda Gonçalo, presidente da Executiva Municipal do PMN. Segunda colocada na disputa de 2012, Fernanda que é esposa de Hilton Gonçalo, é cotada como favorita para a próxima disputa, pelo menos é o que apontam as pesquisa de opinião pública.

10526115_355851067902055_8301494217712171477_n

Hoje mais preparada, a pré-candidata do PMN vem com mais vigor e articulação para montar um bom grupo político visando o ano que vem. Ela já dispõe de alguns bons apoios, incluindo partidos, ex-vereador e até vereadores de mandato, sem contar com apoio de alguns políticos experientes como Resende Bastos.

A disputa promete ser polarizada e o discurso inflamado já toma conta do eleitorado e dos líderes políticos locais que começam a costurar suas alianças de olho no pleito do próximo ano.