O vereador Dr. Gutemberg Araújo (PSC) foi o nome escolhido pelo prefeito Eduardo Braide (PODE) para disputar a eleição da presidência da Câmara de São Luís, que será realizada na primeira quinzena do próximo mês de abril.

Segundo o blog apurou, a definição ocorreu um dia depois do vereador Umbelino Júnior (PDT) manifestar apoio à pré-candidatura do vereador Pulo Victor (PCdoB). Para chegar a uma definição em relação ao pleito da Casa, Braide reuniu alguns aliados, incluindo, outros dois pré-candidatos da base: Raimundo Penha (PDT) e Aldir Júnior (PL).

Em votação realizada entre os próprios aliados do prefeito, Dr. Gutembberg ganhou a disputa pela indicação por maioria dos votos e acabou sendo o nome escolhido para representar a base na eleição da Casa.

“Quero desejar boa caminhada ao colega @DrGutemberg, escolhido de forma democrática entre os colegas da base, candidato a presidente da @camaraslz. Agradeço aos amigos que lutaram por mim. Tudo tem seu tempo!”, declarou Raimundo Penha em postagem nas redes sociais.

Nas redes sociais, o parlamentar pedetista também revelou que o encontro teria sido conduzido não só pelo próprio prefeito Eduardo Braide, mas como também pelo presidente da Casa, vereador Osmar Filho.

“Parabenizo o prefeito @EduardoBraide e ao presidente @osmarfilhoslz pela serenidade na condução e pelo respeito. Creio ser a primeira vez que se fez prévia para escolha se 1 candidato a presidência da Câmara. Que a democracia vire rotina em nossas vidas!”, completou o prlamentar pedetista.

RACHA NA BASE

Desde o inicio das movimentações, o processo de escolha para a eleição da Mesa Diretora da Câmara, vem sendo marcado por racha na bancada governista. Com a definição do nome, a situação tende a se agravar, pois além das questões internas, existem posições externas que acabam atrapalhando a construção de uma conjuntura favorável.

O principal empecilho na escolha pelo nome do Dr. Gutemberg, por exemplo, é a rivalidade politica entre os deputados Aluísio Mendes e Josimar que pode atrapalhar uma aliança entre os partidos na Casa.

O primeiro é presidente do PSC no Maranhão, mas conta apenas com um vereador na Câmara, justamente o que foi escolhido como candidato. O segundo, por sua vez, comanda o PL, mas controla o Avante e o Patriotas no estado. Os três partidos contam hoje com quatro parlamentares no Legislativo ludovicense, um número que pode decidir uma disputa como essa que envolve o Palácio Pedro Neiva de Santana.

Em tempos de desinformação e pandemia, o blog do Isaías Rocha reforça o compromisso com o jornalismo maranhense, profissional e de qualidade. Nossa página produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.