Co-vereador Jhonatan Soares, do Coletivo Nós (PT), aponta silêncio conivente de Eduardo Braide diante das denúncias em sua gestão

O professor Jhonatan Soares, co-vereador do Coletivo Nós (PT) na Câmara de São Luís, afirmou, em entrevista à Rádio Nova FM (93.1 MHz), na noite desta quinta-feira (1º), que o estranho silêncio do prefeito Eduardo Braide (PSD) em relação às denúncias de irregularidade na Secretaria Municipal da Criança e Assistência Social (Semcas), demonstra que ele estaria sendo conivente com os casos de nepotismo e possível favorecimento em processos licitatórios na pasta.

“Se ele não tinha conhecimento, agora ele está consentindo. Está sendo conivente, porque ele permanece calado e a secretária continua lá. Ele não faz nada e não se pronuncia”, frisou Soares durante um bate-papo veiculado no programa “Tá Na Pauta”, que é comandado pelos apresentadores Isaías Rocha e Thales Castro, com participação do comunicador Christopher Plekanovisk.

“Emenda não é pix”

Durante a entrevista por telefone, Jhonatan fez alguns esclarecimentos para sociedade ludovicense sobre as emendas parlamentares que, segundo ele, é um importante instrumento garantido aos vereadores, deputados e senadores brasileiros em relação ao orçamento público visando apontar recursos para realizar investimentos para a população.

“É preciso fortalecer cada vez mais esse debate de emenda parlamentar pra que a gente não deixe pairar no imaginário da população como se dinheiro de emenda fosse um pix, que eu recebo e transfiro pra quem eu quiser ou como se o dinheiro viesse pra minha conta”, destacou.

Na opinião do representante do mandato coletivo, a emenda parlamentar é um poderoso mecanismo de alocação do dinheiro público que é utilizado pelo vereador para indicar a reforma de um posto de saúde ou a compra de um equipamento para um determinado hospital.

“Nós fazemos o direcionamento para esse dinheiro que está nos cofres públicos da prefeitura. O que eu faço ou qualquer outro colega vereador é dizer para prefeitura onde esse recurso [das emendas parlamentares] deve ser investido ou onde deve ser destinado”, completou.

O entrevistado também comentou a audiência de convocação dos secretários Enéas Fernandes (Governo), Simão Cirineu (Planejamento), Joel Nunes (Saúde), José Azollini (Fazenda) e Ana Carla Furtado (Assistência Social) para prestar esclarecimentos na Câmara Municipal nesta sexta-feira (2).

Ao concluir sua participação, Jhonatan falou da aprovação do requerimento convocando a secretária Ana Carla Furtado para esclarecer as denúncias sobre casos de nepotismo e possível favorecimento em processos licitatórios na Semcas que somam mais de R$ 1,7 milhão. A audiência, segundo ele, ocorrerá na próxima quarta-feira (7), no plenário do no Legislativo ludovicense.

Ouça ao bate-papo:

 

Quem é ele?

Jhonatan Soares é graduado em Letras com habilitação em Língua Portuguesa e Espanhol; possui Especialização em Direitos Humanos, e em Gestão Pública; é mestrando em Estado, Governo e Políticas Públicas pela Faculdade Latino-americana de Ciências Sociais. Militante dos direitos humanos, da infância e juventude.

Integrou os conselhos estaduais de políticas da Criança e do Adolescente; da Juventude; LGBTQI+; e de Cultura. Foi Conselheiro Tutelar na área Cidade Operária-Cidade Olímpica (2011 – 2014) e quando estava na assessoria da Ouvidoria de Segurança Pública do Maranhão, ajudou a criar o Pacto pela Paz, que depois virou programa, criado pelo Governo do Maranhão, cujo objetivo é a promoção da paz social, da cultura dos direitos humanos e do respeito às leis.

Ajudou também a criar no Governo do Estado o Plano Juventude Viva, Plano Estadual de Juventude e o Encontro Estadual de Grêmios Estudantis. Coordenou a 3ª Conferência Estadual de Juventude e a 10ª Conferência Estadual da Criança e do Adolescente.

 

Em tempos de desinformação e pandemia, o blog do Isaías Rocha reforça o compromisso com o jornalismo maranhense, profissional e de qualidade. Nossa página produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.