Filho do senhor Galdino Marques, 45 anos, morto em Turiaçu, em 6 de abril deste ano, sob suspeita de negligência médica, o empresário do ramo de pesca Sergio Manoel Marques desmentiu versão apresentada pelo deputado estadual Raimundo Cutrim (PCdoB), na tribuna da Assembleia Legislativa, sobre a tragédia que vitimou sua família.
Cutrim declarou, em seu pronunciamento, que familiares retiraram Galdino do hospital municipal Elvira Carvalhal, em Turiaçu, onde o paciente fora atendido por um maqueiro apos sofrer um acidente de trânsito. No momento em que o paciente deu entrada no hospital, não havia medico de plantão.
Segundo Sérgio Marques, ao divulgar a versão mentirosa, Cutrim tenta favorecer o aliado e compadre Umbelino Ribeiro, prefeito de Turiaçu, em retribuição aos “votos de cabestro” que costuma obter no município com o apoio do gestor.
Disposto a desmontar a farsa, o filho de Galdino disse que Cutrim nao tem representatividade para falar em nome do povo de Turiaçu e desafiou o deputado a enumerar algum feito de sua autoria em favor da cidade.
Inquerito
Em 15 de junho, o Ministério Publico do Maranhão (MPMA) instaurou inquérito para investigar o prefeito de Turiacu, Joaquim Umbelino Ribeiro, o secretário municipal de Saúde, Manoel Claudio Humberto, e servidores municipais por homicídio culposo – sem intenção de matar. Quatro casos estão sendo apurados, um deles o de Galdino Marques.
Decidido a fazer justiça para a morte do pai, Sérgio Marques denunciou o mau atendimento hospitalar que resultou na morte do pai à Polícia Federal, ao Ministério Público Federal (MPF) e à Controladoria Geral da União (CGU).
Assista ao vídeo em que Serfio desmente categoricamente a versão de Cutrim: