Focos do mosquito Aedes aegypti estão se proliferando na Praça Gonçalves Dias, considerada um dos principais cartões postais de São Luís.

No local é possível encontrar água suja e parada nas 24 estruturas de concreto que compõem a decoração da praça situada na área central da capital.

As estruturas que possuem formato de uma bacia estão distribuídas por todo o espaço da praça e em seu interior é possível encontrar larvas do mosquito transmissor da dengue, febre chikungunya e vírus da Zika.

Denúncia contra o mosquito
A população do Maranhão agora pode denunciar possíveis focos de reprodução do mosquito Aedes aegypti pelos telefones (98) 3268-6286 e 3268-6585. O serviço funciona de segunda a sexta-feira, exceto aos feriados, sempre das 8h às 12h e das 14h às 18h.

A ação é da Secretaria Estadual de Saúde (SES) e tem o objetivo de dar mais agilidade ao combate do mosquito transmissor da dengue, zika vírus e chikungunya. Para auxiliar na denúncia, é importante que a população informe o endereço ou ponto de referência do local onde o foco do mosquito precisa ser verificado e exterminado.

Todas as denúncias são encaminhadas às equipes do Programa de Combate ao Aedes Aegypti de cada município do Maranhão, que realizam a vistoria e executam os procedimentos de aplicação de larvicidas, entre outras atividades de campo.

Por ser uma das cidades com o maior número de casos de Dengue no Estado, a capital, São Luís, disponibiliza o número do telefone direto da coordenação municipal (98) 3212-8282.