Há mais de uma década, os moradores do Distrito de Peri de Baixo, em Bacabeira, padecem com a precariedade do sistema público de abastecimento d’água. O líquido quase sempre não chega às torneiras e a população da comunidade é obrigada a conviver com o rodízio na distribuição. Solução para o problema existe, mas esbarra na falta de interesse dos gestores públicos do município.
Preocupado com o problema enfrentado pelos moradores, o ex-prefeito Hilton Gonçalo (PCdoB), ao lado da esposa Fernanda Gonçalo (PMN), pré-candidata a prefeita do município, e do vice-prefeito de Santa Rita, Ariston Ribeiro (PCdoB), estiveram naquela localidade para conhecer de perto uma opção que poderia ser usada como estratégia no combate à falta d’água na comunidade: a fonte natural do Bombaim.
Em contato com o editor do blog, Dr. Hilton Gonçalo que é nascido e criado no sertão maranhense, comentou sobre o assunto e batizou a ideia de combater a falta d’água de “fonte inteligente”. Segundo ele, o Bombaim poderia ser usado para beneficiar a população com lazer e também com o abastecimento do povoado.
— O Bombaim é uma fonte que poderia ser usada para repartir com os que sofrem com a falta de abastecimento. A água da fonte poderia ser levada por meio de bombas até as casas da comunidade. Antes de chegar às torneiras dos moradores, ela poderia passar por um processo de tratamento e depois ser usada para beber, cozinhar, tomar banho, lavar roupa, além do cultivo de frutas e verduras e da criação de animais — afirmou Gonçalo.
EXPERIÊNCIA PODE SERVIR DE LIÇÃO
Para a pré-candidata a prefeita, Fernanda Gonçalo (PMN), a experiência com a fonte do Bombaim pode servir de lição para as demais comunidades do município, que sofrem com a falta de abastecimento de água.
— É assim que milhares de famílias das comunidades que sofrem com a falta de abastecimento podem fazer para conseguir água para beber, cozinhar, tomar banho, através da experiência de fontes como a do Bombaim que pode, inclusive, ser uma grande aliada no combate ao desabastecimento, — declarou Fernanda.