Os problemas do Canal do Turu como o acúmulo de lixo, mau cheiro e enchentes foram discutidos durante o lançamento do Fórum Permanente, que ocorreu na manhã deste sábado, 19, na praça desse bairro. Ainda no decorrer desse evento foi proposto um projeto de urbanização dessa localidade com a construção de quadra poliesportiva, espaço cultural e ciclovia para os moradores.
O fórum foi idealizado pelo vereador Marcial Lima. Segundo ele, a população precisa ser ouvida pelas autoridades sobre os problemas do local onde reside para que possam encontrar melhorias nos setores de infraestrutura, educação, saúde, mobilidade urbana, turismo, esporte, cultura e dentre outras.
Marcial declarou que os problemas desse canal afetam diretamente esses moradores há mais de duas décadas, principalmente, no período de chuvas. A água do canal transborda provando enchente e alargamento pelas ruas. “O Canal do Turu é um antigo pedido da comunidade, então, a urbanização dessa área representa qualidade de vida, lazer, renda e até mesmo criação de emprego”, explicou o vereador.
Ele ainda informou que outras reuniões desse fórum estão previstas para ocorrerem no decorrer deste semestre em outras comunidades como na área Itaqui-Bacanga, Madre Deus e na zona rural da capital.
Felix Oliveira disse que mora nas proximidades desse canal há 10 anos e até o momento os problemas desse local ainda não foram resolvidos pelas autoridades. “O mau cheiro, lixo e as pragas são constantes nesse canal, pois, isso acaba provocando doenças para os moradores”, desabafou o morador.
O deputado federal Victor Mendes também esteve presente nesse evento e afirmou que vai solicitar ao Poder Federal para viabilizar o projeto de revitalização desse canal. Inclusive, o parlamentar declarou que vai falar sobre esse o problema com o ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho. O vereador Marquinhos, o presidente da Caema, Carlos Rogério e demais autoridades também estiveram presentes nesse fórum.