O Maranhão ocupa o primeiro lugar no Brasil em número de acidentes com motociclistas. O Governo do Estado está trabalhando para mudar esse quadro, especialmente nos municípios do interior. Durante esta semana, as ações para reduzir os acidentes foi discutida pelo Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA) com representantes da Federação dos Sindicatos dos Mototaxis, Motofretes e Motoboys.
Durante a reunião, o diretor-geral do Detran-MA, Antônio Nunes, debateu as ações planejadas pelo órgão, como a realização de campanhas educativas, e apresentou dados estatísticos sobre o problema, como o fato de 9% dos acidentes de moto registrados no Brasil acontecerem no Maranhão, que possui 3% da frota nacional de motocicletas.
Antônio Nunes afirmou que outros órgãos públicos, de diferentes áreas, vão trabalhar em parceria com o Detran para enfrentar o problema. “Os acidentes geram gastos trabalhistas e é uma questão de saúde. Atualmente, 60% dos leitos dos hospitais são ocupados por vítimas de acidentes de trânsito”, ressaltou.
No encontro, os líderes sindicais apresentaram uma pauta de reivindicações da categoria. O presidente da entidade, David Guarapiranga, afirmou que o desenvolvimento de campanhas educativas será importante para mudar a realidade atual, diminuindo o número de acidentes.