O empresário Paulo Garcia, mais conhecido por Paulo da IPconet, fez história neste domingo ao se tornar o pivô da derrota de Chico Coelho, na disputa pela Prefeitura de Balsas, nas eleições deste ano. A confusão começou com a descoberta de uma fraude e a constatação que todos os membros do novo diretório municipal do Partido Social Liberal (PSL) naquele município, sequer estavam filiados ao partido na data de sua criação.

unnamed
Mesmo sem ser candidato, Paulo IPconet conseguiu dá trabalho para Chico Coelho. A disputa entre os dois favoreceu Dr. Erick em Balsas.

De acordo com as denúncias, os dirigentes do Diretório Estadual da legenda em conluio com Chico Coelho, teriam apagado criminosamente do Sistema de Gerenciamento de Informações Partidárias (SGIPweb), o antigo Diretório Municipal que era comandado por Paulo da IPconet desde 1998. Foi a partir desta descoberta que o imbróglio judicial começou.

No entanto, em nome de sua ambição, maior do que sua competência, Coelho moveu céu e terra para conseguir ser candidato. Mas encontrou um paredão chamado Paulo.

Assim travaram uma batalha na justiça. Chico Coelho fez o diabo, enfim. Para quê? Para perder. Enquanto o candidato do PSL tentava se defender dos processos movidos contra ele, seus adversários Dr. Erick, Ana Lucia, Dr. Marcelo e Dominguinho avançavam na disputa eleitoral.

Foi por conta desses processos que por duas vezes, Coelho chegou a ser impugnado, mas conseguia ‘milagrosamente’ reverter. Quando o candidato pensava que iria entrar de vez na disputa, o juiz Sidney Cardoso Ramos, da 3ª Vara Cível da Capital, decidiu anular todos os atos do Diretório Municipal do PSL em Balsas, incluindo a convenção que escolheu os candidatos a prefeito e a vereador. Naquele período, com a decisão, Chico Coelho chegou a perder a candidatura a prefeito neste pleito, porém, mais uma vez ‘milagrosamente’ conseguiu reverter.

Quando resolveu entrar na campanha de corpo a corpo já era tarde e não tinha mais tempo, pois o quadro já havia invertido: Chico Coelho que sempre se mantinha como favorito e já era tratado como futuro prefeito por ter mais de 65% nas pesquisas, foi ultrapassado por Dr. Erik que não passava dos 23%, mas aproveitou a oportunidade o imbróglio das demandas judiciais entre Paulo da IPconet e Chico Coelho, para sair vitorioso. O candidato do PDT obteve 23.751 votos (53,84 %) contra 17.233 votos (39,06 %) obtidos por Coelho. Na cidade, os analistas afirmam que se o imbróglio jurídico não tivesse acontecido o resultado poderia ter sido outro.