f1

Após a audiência pública que debateu a situação dos trabalhadores do comércio informal realizada, na manhã de sexta-feira (12), na Câmara Municipal de São Luís (CMSL), o técnico químico Pedro Mariano Câmara, que é instrutor de alguns cursos de capacitação realizados pela Associação de Catadores de Materiais Recicláveis do Maranhão (Ascamar), apresentou no Plenário Simão Estácio da Silveira um alguns produtos de limpeza produzidos a partir da reciclam e transformação do óleo de cozinha.

Pedro Câmara, que também é técnico de produtos agropecuários, explica que a iniciativa vem sendo desenvolvida por meio do Projeto Óleo Social, que a partir da doação em favor da natureza consiste na coleta e transformação de óleos e gorduras reaproveitados (OGRs) em produtos comercializáveis (sabão artesanal em barra/líquido, sabonetes) no intuito de viabilizar a estruturação da cadeia produtiva como forma de inclusão social e geração de renda aos catadores de materiais recicláveis.

f3

“A Ascamar é uma entidade de referencia na questão da coleta seletiva aqui na capital maranhense. E ela trabalha também no reaproveitamento desse material e uma das atividades que ela tem um foco muito importante é o reuso de óleo de fritura para fabricação do sabão”, declarou Pedro Câmara.

O técnico químico explica que o projeto cresceu e, movido por muita inspiração, veio para complementar à renda dos catadores que, segundo ele, ainda ganham muito pouco na comercialização dos materiais recicláveis. Ele disse que a idéia, acima de tudo, ainda protege o meio ambiente.

f2

“Ainda estamos trabalhando uma linha de produção na área comercial. Por enquanto, todos os produtos que estão sendo fabricados, vêm sendo vendidos em caráter experimental aos parceiros e pessoas que abraçam o projeto”, afirmou.

O projeto empreendedor tem parceria com ONGs; do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Economia Solidaria; Prefeitura de São Luís, Petrobrás e Caema, que aderiu recentemente à iniciativa sustentável de reaproveitamento de resíduos urbanos.

f4

CONTATOS:
Para conhecer mais sobre o Projeto Óleo Social, basta visitar a sede da Associação de Catadores de Material Reciclável (ASCAMAR). Você pode entrar em contato no endereço da entidade localizada na Rua São Pantaleão, 1090 – Madre Deus, ou através do e-mail: projetooleosocial@gmail.com. Para doar óleos de cozinha ou comprar alguns dos produtos de limpeza bastar acessar o site: http://projetooleosocial.wixsite.com/ascamar.