Com o fim do prazo da janela partidária, quatro dos 09 vereadores de Bacabeira se acomodaram em novas legendas. A mudança representa quase 50% na Casa Legislativa. A janela que abriu espaço para que políticos de mandatos proporcionais (deputados e vereadores) pudessem mudar de partido sem a perda do cargo, só foi possível até a última sexta-feira (18).

Sede da Câmara Municipal de Bacabeira

O maior beneficiado com a troca foi o Democratas (DEM), comandado no município pelo ex-prefeito José Venâncio. A sigla passa de dois para três vereadores com a chegada do presidente da Câmara, Antônio Romualdo Barbosa Oliveira que pertencia ao PTB. Ele divide a bancada do parido com os vereadores Jovaldir Hugo de Jesus, o “Deco” e Joaquim Lopes, conhecido como “Meu Povo”.

O maior prejudicado com as mudanças foi o Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), que era a segunda maior bancada da Câmara com dois vereadores, mas, agora ficou sem nomes na Câmara. Um dos principais fatores que levaram o partido a perder representantes foi o anúncio de desfiliação do prefeito Alan Linhares, que trocou o PTB pelo PCdoB.

Com a saída de Antônio Luís de Sousa, o Luís Vilaça, o Partido Progressista (PP) que tinha um vereador na Câmara deixou de ter representatividade na Casa. Vilaça elegeu-se pelo PP e hoje está no Partido Trabalhista Cristão (PTC), que passou a ter representação no Parlamento Municipal. O PTC é comandando na cidade pela secretária Municipal de Administração, Vilany Oliveira Rodrigues.

Fechada a janela partidária, o DEM segue com a maior bancada da Câmara, agora com três parlamentares. O PTB, PP e PSDB perderam representação e o PTC passou a ter representantes na Câmara. O número de partidos podem aumentar dependendo das definições dos vereadores Antônio Lopes Carvalho e Elias Teixeira Lima, o Tchabal de Lauzinho que seguem sem partidos. Mas esse já é um outro assunto.