O advogado Kenaz Cristian Souza Veiga pode ser candidato a vereador pelo PV nas eleições de 2016. O jovem de 37 anos é uma das apostas do partido para o pleito do ano deste ano em São Luís. Filho da Dra. Mayra Rose Souza Veiga (in memorian) — que coordenava vários trabalhos sociais na periferia da capital –, Kenaz diz se espelhar na mãe, o qual classificava de “honesta, íntegra e trabalhadora”.
— Desde os 17 anos eu sempre acompanhei a luta do minha mãe em prol das pessoas que mais precisam. Ela coordenava vários trabalhos sociais na periferia da capital e eu sempre a acompanhava. Tenho orgulho dela, por ser uma mulher honesta, íntegra e trabalhadora. Eu tenho nela a inspiração necessária para ingressar na vida pública, pois mesmo in memorian ela sempre será uma das principais incentivadoras desse projeto — declarou num bate-papo o blog.
Além de advogado, o pré-candidato que também é engenheiro e professor, teve varias experiências atuando nos bastidores politico. Kenaz Veiga já trabalhou, por exemplo, nas campanhas políticas estaduais de 1998 e 2002, quando se filiou ao Democratas (antigo PFL), participando de diálogos nas comunidades de vários bairros da capital maranhense. Em 2004, coordenou a campanha política na região do Cohatrac/Cohab, para um candidato a prefeito em São Luís. Em 2012, participou ativamente na campanha para o executivo municipal. Em 2014, trabalhou na campanha de um candidato a deputado federal.
Iniciante no meio político, Kenaz conta que a experiência será “completamente nova”. Mesmo assim, o advogado demonstra empolgação com o novo desafio. Por causa da experiência obtida ao longo desse período atuando sempre nos bastidores, ele afirma que está preparado para exercer um mandato legislativo bem representativo.
— Confesso que a disputa por uma vaga na Câmara de São Luís será experiência completamente nova, mas estou confiante nesse novo desafio. Gosto dos quadros do PV e acredito que iremos ter representantes na próxima legislatura do parlamento ludovicense — afirmou.
QUEM É ELE?
Conheça o pré-candidato a vereador:
– Kenaz Cristian Souza Veiga, advogado, engenheiro e professor, tem 37 anos, é casado e pai de dois filhos, e está preparado para exercer um mandato legislativo bem representativo. Formado em Engenharia Elétrica na primeira turma do IFMA (antigo CEFET-MA) em 2003, ingressou no Mestrado em engenharia em 2005. É licenciado em Matemática e Física pela UEMA em 2007. Especialista em Docência do Ensino Superior pela Faculdade DARWIN – DF. Bacharel em Direito pela UNICEUMA em 2014, sendo aprovado na OAB quando ainda cursava a graduação. Atualmente cursa Pós-Graduação em Direito Previdenciário.
E MAIS:
Ingressou muito cedo na vida profissional, aos 20 anos começou a lecionar na escola particular Colégio Bueno Aza, atuando como professor de Matemática e física do Ensino Médio, como também em preparatórios para concursos.
Aos 22 anos, começou a lecionar Matemática e física no Colégio Dom Bosco, Escola Crescimento e outras Escolas Particulares, atuando também vários cursinhos pré-vestibulares e preparatórios pra concursos, ministrando aulas de Matemática Básica e raciocínio lógico.
Em 2005, foi aprovado no concurso pra Professor Substituto da UFMA, atuando por dois anos como professor de disciplinas nos cursos Engenharia Elétrica e Ciência da Computação. Nesse, mesmo período ministrava aula de física radiológica em cursos profissionalizantes de nível médio, passando pelo ICEP, CEMP, Ana Nery e outros.
Também em 2005, abriu a empresa denominada CRISTIAN CELULARES na área de Manutenção de aparelho celulares, venda de celulares e acessórios, tendo sua primeira loja funcionando no Angelim, depois no Lusitana Shopping (Retorno da Cohama), depois abriu mais duas filiais, uma no Vinhais na Avenida 1 e outra no Ipase localizada na Galeria do Supermercado Carone, tendo suas atividades encerradas em 2015, para se dedicar exclusivamente a Advocacia
Em 2007, foi aprovado no concurso para professor efetivo da Rede Estadual de ensino, onde até ministra até hoje as disciplinas Física e Matemática, passando pelas escolas Mário Meirelles(Pedrinhas-MA), Manoel Beckman(Bequimão), Maria Mônica Vale(Vinhais) e Maria Firmina(Cohama).
Em 2011, começou a atuar como professor substituto na UEMA, ministrando disciplinas nos cursos de Engenharia Mecânica e da computação até 2013.
Em 2012, retornou novamente a ser Professor Substituto da UFMA, ministrando mais uma vez disciplinas no curso de Engenharia Elétrica, permanecendo até fevereiro de 2014.
Em julho de 2013, começou a ministrar aulas em cursinho preparatórios pra concursos como professor de Direito Constitucional, Administrativo e Eleitoral. Ainda ministrou outras disciplinas de Direito em IES. Quando resolveu reduzir sua carga horária para se dedicar exclusivamente à Advocacia.
Atualmente, milita na Advocacia privada e pública, tornando-se em pouco tempo uma grande referência na Área Criminal, Previdenciária e Trabalhista.