A sã exegese nos ensina que antes de fazermos qualquer julgamento sobre determinado assunto (texto, noticiário, artigo, prosa, matéria, etc..), devemos antes de tudo observar o contexto em que determinada notícia foi veiculada.

Às vezes, alguns setores da imprensa, tem o costume de noticiar trechos isolados de falas de autoridades, e fazer ao seu bel prazer uma exegese totalmente errônea, fora de um contexto, de modo a se adequar aos seus próprios propósitos.

Foi exatamente isso que aconteceu hoje com interpretações equivocadas do ex-presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sobre um ponto de vista relacionada ao processo sucessório no Maranhão nas eleições deste ano.

Em coletiva nesta quarta-feira, Lula falou da impossibilidade de uma aliança do PT com PSDB, por serem rivais históricos. Nesse mesmo contexto, o petista comentou a opção do governador Flávio Dino (PSB) pelo vice-governador Carlos Brandão, citou candidatura do senador Weverton e pediu uma definição no grupo para facilitar as coisas.

“O Flávio Dino tem o candidato dele, que é o vice [Carlos Brandão], que é do PSDB. Ele sabe que é difícil a gente apoiar o PSDB. Nós temos a candidatura do Weverton, então eles vão ter que se acertar lá para facilitar a nossa vida”, disse Lula.

Note que em momento algum, por exemplo, o ex-presidente afirma ser contra a pré-candidatura de Brandão, mas alerta para uma aliança impossível do seu partido com a sigla do vice-governador.

Resta, portanto, uma pergunta: Se o problema para o PT é o PSDB, caso Brandão venha se filiar ao PSB, essa polêmica estaria ou não resolvida? A resposta seria, sim! Pois, se fosse ao contrário, o próprio Lula rejeitaria uma composição de chapa majoritária com Geraldo Alckmin, que deixou recentemente o PSDB após 33 anos no partido.

Como se observa, um texto só tem sentido diante do seu contexto. Sem o contexto, tudo fica muito vago, e podemos dar a interpretação que quisermos. Assim textos sem contextos são ótimos para serem manipulados a favor de quem os dita.

Em tempos de desinformação e pandemia, o blog do Isaías Rocha reforça o compromisso com o jornalismo maranhense, profissional e de qualidade. Nossa página produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.