Do G1 MA – Em apenas 20 dias, o Maranhão registrou dez roubos a bancos, incluindo assaltos (3) e arrombamentos (7). Em comparação com o mesmo período do ano passado, esse número é 66,6% maior.

Para o vice-presidente do Sindicato dos Bancários no Maranhão, Eloy Natan, o alto índice desse tipo de crime se deve a três fatores: baixo policiamento nas cidades do interior do estado, ausência de barreiras policiais nas estradas e falta de investimento em segurança por parte dos bancos.

Eloy Natan ressalta que nenhuma das três agências assaltadas tinha porta giratória de segurança. “Já com relação aos caixas eletrônicos, existem equipamentos mais modernos hoje em dia que mancham as cédulas em caso de explosão”, acrescentou.

“Tanto os equipamentos como as cédulas estão seguradas. O prejuízo dessas ações é para a população e para os bancários, que tem sua segurança em risco”, finalizou o vice-presidente do Sindicado dos Bancários no Maranhão.

O G1 entrou em contato com a Secretaria de Segurança Pública (SSP) para saber se algum dos criminosos envolvidos nas ações já foi preso e quais providências estão sendo tomadas. Até o momento não houve resposta.

Relembre os casos

Alto Alegre do Pindaré
A primeira ação do ano foi registrada no dia 5 de janeiro na cidade de Alto Alegre do Pindaré. Bandidos explodiram os caixas eletrônicos da agência do Bradesco por volta das 2 horas da madrugada. O prédio ficou parcialmente destruído.

Igarapé Grande
No dia 6 de janeiro, bandidos explodiram duas agências bancárias em Igarapé Grande. Segundo informações, os bandidos teriam invadido as agências do Banco do Brasil e do Bradesco da cidade e usaram explosivos para arrombar os caixas eletrônicos. Não há informação da quantia roubada pelos criminosos.

Bacuri
Mais uma agência bancária foi explodida por criminosos na madrugada do dia 8 de janeiro. O alvo foi o Banco do Brasil, que teve sua frente completamente destruída com a explosão.

Maracaçumé
No dia 10 de janeiro, bandidos invadiram a agência do banco Bradesco de Maracaçumé. Segundo informações da polícia, dois homens entraram na sala do cofre e usando um maçarico e conseguiram abri-lo. Após roubar toda a quantia que estava no banco, os eles fugiram deixando para trás o maçarico e mais algumas ferramentas utilizadas na ação.

Grajaú
No dia 12 de janeiro, cerca de dez homens fortemente armados e a bordo de dois veículos roubaram uma agência bancária, por volta das 1h da madrugada desta terça-feira (12), em Grajaú. Os suspeitos se distribuíram pela cidade fizeram reféns, bloquearam uma ponte que dá acesso ao município e atiraram pelas ruas.

Icatu
No dia 12 de janeiro, doze homens fortemente armados invadiram a agência do Bradesco de Icatu e anunciaram o assalto. Os assaltantes roubaram vários malotes de dinheiro e logo em seguida fugiram em um veículo de passeio em direção à zona rural do município.

Paulo Ramos
Na madrugada do dia 18 de janeiro, homens armados arrombaram a agência do Bradesco de Paulo Ramos. O barulho da explosão não foi ouvindo graças a uma festa que acontecia na cidade. Os assaltantes também roubaram armamentos dos vigias.

Alcântara
Cinco homens armados com pistolas assaltaram a agência do banco Bradesco de Alcântara no início da tarde do dia 18 de janeiro. Os assaltantes renderam os funcionários e levaram uma quantia do cofre que ainda não estimada pela polícia. A agência bancária não tem porta giratória equipada com sistema antifurto, que impede a entrada de pessoas portando armas de fogo.

Paraibano
Na manhã do dia 19 de janeiro, cinco bandidos armados invadiram a agência do Bradesco da cidade de Paraibano. Segundo informações da polícia, o bando rendeu os funcionários e assaltou o cofre da agência. A quantia levada não foi divulgada. A agência não tem porta giratória antifurto.