O Ministério Público do Maranhão (MP-MA) realizou uma operação de busca e apreensão na residência Lourêncio da Silva Moraes, ex-prefeito do município de Governador Edison Lobão, a 730 km de São Luís. A operação que contou com o apoio da Polícia Civil do Maranhão também realizou buscas na casa de Raimundo Nonato, proprietário da empresa Soares e Cruz LDTA.

Segundo o MP, eles estão sendo investigados pela a suspeita de desvio de dinheiro público durante o mandato de Lourêncio da Silva, que ocorreu no período de 2009 a 2012. Conforme a investigação, o desvio de recursos públicos chega a mais de cinco milhões de reais.

De acordo com o órgão ministerial, as investigações tiveram início no ano de 2013 quando foi detectado que empresa Soares e Cruz constava como vencedora de grande parte das licitações em Governador Edison Lobão sem ao menos ter passado pela a comprovação do processo licitatório.

Além disso, o MP afirma que o surgimento da empresa Soares e Cruz só aconteceu depois do início da gestão do prefeito Lourêncio da Silva e que ela atendia prestações de serviços e fornecimentos de materiais diversificados.

Todos os materiais apreendidos nas residências de Lourêncio da Silva Moraes e Raimundo Nonato serão analisados e após o resultado o MP solicitará a responsabilização cível e criminal dos atuais investigados.