O hospital Bibi Monteiro, localizado na cidade de Bacuri, a 485 km de São Luís, foi alvo de uma Ação Civil Pública proposta pelo Ministério Público do Maranhão (MPMA) na qual o órgão requer a reforma e adequação da instituição no prazo de 150 dias.
O MPMA solicitou à Vigilância Sanitária Estadual (Suvisa) e ao Conselho Regional de Enfermagem (Coren) que fizessem uma vistoria no hospital para detectar falhas. Entre as irregularidades listadas pelas entidades estavam problemas na estrutura física, rotinas e equipamentos ausentes em setores como o de emergência, centro cirúrgico, sala de parto e lavanderia.
Ainda foram verificadas falhas no processo de esterilização, falta de equipamentos de proteção individual (EPIs) adequados para os funcionários da lavanderia e da limpeza do estabelecimento.
Na unidade funcionam as especialidades de clínica médica, clínica cirúrgica, pediatria e ginecologia e obstetrícia, além de laboratório de análises clínicas e de raios-X.
O MPMA aguarda o posicionamento do Tribunal de Justiça do Maranhão sobre o pedido no hospital Bibi Monteiro. “É imprescindível regularizar o atendimento hospitalar em um ambiente salubre, equipado corretamente, dispondo dos medicamentos necessários. O Município de Bacuri tem se omitido, mesmo tendo sido instado a resolver o problema desde agosto do ano passado”, disse a Promotora de Justiça, Alessandra Darub Alves.