Na última quinta-feira (9), representantes do Nosso Canto estiveram em diálogo com o Corpo de Bombeiros do Maranhão, Vigilância Sanitária Estadual e Delegacia de Costumes, para alinhar possíveis dúvidas quanto ao funcionamento. O local funcionou normalmente nessa sexta-feira (10) e seguirá funcionando com todos os requisitos necessários, solicitados pelos órgãos competentes.
O estabelecimento segue cumprindo todas as normas previstas na Portaria nº 42/2020 do Governo do Estado e criou protocolo próprio para garantir segurança tanto para os consumidores como para seus funcionários e ressalta que não houve interdição pela SUVISA, estando apto a funcionar seguindo as diretrizes das normas vigentes.
Em tempo, fica à disposição da imprensa e Governo do Estado do Maranhão. Elogia o forte trabalho e desempenho de todos para evitar a disseminação do Covid-19.
Protocolo adotado pelo estabelecimento:
- Uniforme
- Aventais de pano
- Aventais descaráveis substituídos a cada uma hora em local próprio
- Protetor facial para todos os colaboradores
- Máscara
- Luvas
- Álcool em gel em todas as mesas
- Placas informativas em todas as mesas e colunas do bar
- Profissionais para aferir temperatura
- Contratação de segurança para distanciamento em eventual filha de espera
- Só é permitido consumo de álcool para quem já possuía mesa, ou seja, quem encontra-se na fila de espera, não tem acesso a bebida
- Distanciamento entre mesas de 3m, maior que a portaria exige
- Somente 4 pessoas por mesa
- Limpeza periódica de utensílios e mesas com álcool 70
Nota de Esclarecimento
A empresa “Nosso Canto Vinhais” vem a público prestar esclarecimento acerca de publicações veiculadas no meio jornalístico, que apontam suposto descumprimento de normas sanitárias na realização de suas atividades de reabertura.
Cumpre assinalar que, em obediência à Portaria de n° 42/CASACIV e ao Decreto Estadual 35.672, foram adotados todos os protocolos sanitários exigidos pelas autoridades de saúde no ato de reabertura, de modo que se garantiu segurança aos clientes e funcionários, com distanciamento de 3 metros entre mesas e funcionamento de apenas 30% de nossa capacidade.
Mais especificamente, realizou-se a aferição de temperatura de todos os clientes, higienização de mesas e cadeiras, disponibilização de álcool gel por mesa, bem como de luvas, protetores faciais, máscaras e aventais descartáveis aos funcionários, o que foi atestado pela Vigilância Sanitária no ato de fiscalização.
O bar “Nosso Canto Vinhais” lamenta que terceiros tenham divulgado maldosamente um suposto descontrole e aglomeração na reabertura, com intuito único de causar prejuízo à imagem da empresa, e informa que manterá todos os protocolos sanitários exigidos para o regular funcionamento.
Informa, ainda, que o bar não foi objeto de interdição pela Vigilância Sanitária e encontra-se apto para a realização de suas atividades, apresentando, ao final, pedido público de desculpas à sociedade por qualquer transtorno causado.