Insatisfeitos com a atuação do Poder Público em bairros da região limítrofe de São José de Ribamar, os moradores do Parque Vitória, Jardim Turu, e Araçagy, irão registrar nesta sexta-feira, 11, o Comitê Pró Emancipação do Município Vitória do Araçagy, que se criado, será composto por bairros da Região dos Parques, entre eles, Parque Florêncio, Alto do Turu, Parque Araçagy, Central Park, Vila Alonso Costa, Parque das Palmeiras, dentre outros.
Diariamente, os jornais da grande ilha noticiam a situação de abandono em que vivem os moradores dessa região, com cobrança de IPTU altíssima e quase nenhum serviço oferecido pela Prefeitura Municipal.
Segundo Manoel Michel, que preside o Comitê Pró-emancipação, na próxima terça-feira, 15, a Câmara Federal votará as regras para criação de novos municípios.
“Estaremos lá, acompanhando de perto, e tenho certeza que voltaremos certos de que conseguiremos criar o município Vitória do Araçagy, que trará mais qualidade de vida para os moradores dessa região, que sofre pelo abandono do Poder Público Municipal.” Destacou Michel.
A região mapeada tem aproximadamente 50 mil habitantes, e segundo o Comitê Pró-emancipação, o próximo passo é percorrer todos os bairros, realizando audiências públicas para ouvir dos moradores o desejo de cada cidadão.
Pela legislação vigente, áreas de interesse em emancipação devem apresentar abaixo-assinado com pelo menos 3% do eleitorado do município, em seguida, deve ser protocolado o pedido na Assembleia Legislativa.
Na grande Ilha, este é o segundo município que poderá ser criado, Além do Vitória do Araçagy, o Maiobão está em fase bem adiantada e poderá virar cidade.
NOVAS REGRAS
Em março, a comissão especial da Câmara aprovou novas regras para a criação de municípios. Por unanimidade, o colegiado, presidido pelo deputado Hélio Leite (DEM-PA), acatou um projeto de lei complementar (PLP 137/15) do Senado que prevê plebiscito e estudos de viabilidade municipal para criação, incorporação, fusão e desmembramento de municípios.
Esse bairro não produz, vai sobreviver de doação do Estado.