O pastor James Costa, da Igreja Evangélica Assembleia de Deus Pentecostal Renovada do Maranhão recebeu, no último dia 20 de dezembro, vários pastores e lideranças evangélicas, em confraternização de fim de ano promovida na Pizzaria Hot Pizza, localizada na Rua Inglaterra, Quadra 38 – Número 2 – Anjo da Guarda, em São Luís – MA.
Em contato com o blog, James destacou que o evento serviu para fortalecer antigas parcerias, estabelecer novas relações que serão intensificadas e agradecer a votação que o deputado eleito Júnior Cascaria (Podemos) recebeu na área Itaqui-Bacanga, onde o líder religioso também tem uma atuação comunitária.
“Foi uma confraternização com o intuito de marcar uma nova etapa e celebrar o novo ciclo de trabalho que se aproxima. A ideia era exatamente possibilitar a confraternização com todas essas lideranças e agradecer pela votação que o deputado Júnior Cascaria recebeu em nossa região com apoio do vereador Marquinhos. Fiquei feliz por saber que o nosso propósito foi alcançado”, avaliou Costa.
História da região
Constituída por 60 bairros, organizados em cinco microrregiões (Anjo da Guarda, Vila Maranhão, Vila Ariri, Vila Bacanga e Vila Embratel) e uma população estimada em 200.000 habitantes, a área Itaqui-Bacanga é dotada de extraordinária riqueza cultural oriunda das diversas influências que interligam sua formação.
A região é formada pelos bairros Ana Jansen, Anjo da Guarda, Alto da Esperança, Bonfim, Cajueiro, Cidade Nova, Argola e Tambor, Fumacê, Gancharia, Gapara, Itaqui, Jambeiro, Mauro Fecury I, Mauro Fecury II, Ilha da Paz, São Mateus, Sol Nascente, Piancó, Porto Grande, Residencial Paraíso, Residencial Primavera, Residencial Resende, Rio dos Cachorros, Sá Viana, São Benedito, São Raimundo, Tamancão, Vila Ariri, Vila Bacanga, Vila Cerâmica, Vila Collier, Vila Dom Luis, Vila Embratel I e II, Vila Isabel, Vila Jacu, Vila Maranhão, Vila Nova, Vila São Luís, Vila Tiradentes, Vila Verde, entre outros.
O povoamento da região se intensificou a partir do final da década de 1960, quando famílias residentes do bairro Goiabal, atingidas por um incêndio de grandes proporções, foram transferidas para a localidade que viria a se tornar o bairro do Anjo da Guarda.
Com a construção da Barragem do Bacanga, abriu-se uma nova frente de povoamento ligando o Itaqui-Bacanga ao Centro da cidade, o que acabou ocorrendo de forma desordenada, levando à organização dos moradores para reivindicar políticas públicas que melhorassem as condições sociais da região.
Algumas dessas instituições são a Associação Comunitária Itaqui-Bacanga, o Clube de Mães do Anjo da Guarda, o Adolescentro, na Vila Embratel, bem como o Grupo Independente de Teatro Amador (GRITA), que organiza a encenação da Paixão de Cristo no Anjo da Guarda, um dos principais espetáculos da Semana Santa no país.
Em tempos de desinformação e pandemia, o blog do Isaías Rocha reforça o compromisso com o jornalismo maranhense, profissional e de qualidade. Nossa página produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.