Em ofício enviado ao presidente da Câmara, Osmar Filho (PDT), nesta terça-feira (02/02), vereadores do PCdoB, Republicanos, PTC, PL, PSB, Avante e DEM anunciaram a formação do maior bloco parlamentar na Câmara Municipal de São Luís (CMSL) para o 1º biênio desta 20ª Legislatura (2021-2024) que iniciou hoje.
Juntos, os sete partidos contam com 10 vereadores. O bloco parlamentar é o agrupamento de partidos sob uma liderança comum. Desde o início do mês passada, as lideranças partidárias já articulavam a criação do grupo como forma de manter independência da Casa.
DOCUMENTO
Clique aqui e confira o oficio enviado à Mesa Diretora assinado por dez dos 31 vereadores
“Viemos, por deste ofício, comunicar a formação de um bloco parlamentar, com o intuito de unir parlamentares com ideias símiles, fortalecer projetos em comum, integrar as forças políticas, bem como reequilibrar o poder entre as representações partidárias com tamanhos diferentes”, diz trecho do documento, assinado de forma conjunta pelos parlamentares.
Para objetivar os procedimentos necessários à formação de Blocos Parlamentares, os vereadores propõem a alteração no Regimento Interno da Câmara para fazer constar os termos do Referido Projeto de Resolução.
“Seguindo os ditames da democracia, até que seja aprovada a alteração no Regimento Interno, para fazer constar os termos do Referido Projeto de Resolução”, concluiu o documento subscrito pelos membros do colegiado.
COMPOSIÇÃO
O maior bloco parlamentar da Câmara é composto pelos vereadores Andrey (Republicanos), Astro de Ogum (PCdoB), Antônio Garcez (PTC), Beto Castro (Avante), Concita Pinto (PCdoB), Daniel Oliveira (PL), Fátima Araújo (PCdoB), Marlon Botão (PSB), Marquinhos (DEM) e Paulo Victor (PCdoB).