O PCdoB quer participar como amicus curiae do julgamento da ação em que o Solidariedade questiona, no Supremo Tribunal Federal (STF), critério de desempate, usado há 33 anos pela Assembleia Legislativa do Maranhão (Alema), para desempate entre candidatos que disputam a Mesa Diretora. A solicitação foi feita à ministra Carmem Lúcia, relatora da ADI 7756, no Supremo Tribunal Federal (STF), na tarde desta quinta-feira (5).

O pedido foi apresentado uma semana após o MDB e Republicanos terem apresentado solicitações similares para serem aceitos como amicus curiae na ADI.

No caso do partido comunista, a petição é assinada pelos advogados Paulo Machado Guimarães, Egberto Magno dos Santos de Jesus, Frederico Ferreira Cruz, Priscila Figueiredo Vaz e Ronald Cavalcanti Freitas, do escritório Guimarães & Dias.

Ao solicitar a entrada na ação, a sigla concordou com as alegações do Solidariedade e garantiu que, no momento apropriado, apresentará argumentos adicionais e novos elementos relevantes ao objeto do pedido de controle concentrado de constitucionalidade, com o intuito de auxiliar na análise da ação em questão, além de preparar sua defesa oral.

O curioso é que o único partido que não se pronunciou sobre o caso até o momento foi o PSB, sigla da deputada Iracema Vale, que foi beneficiada pelo critério etário, após empate com o deputado Othelino Neto, do Solidariedade, que é o autor da ação.

Confira a petição na íntegra

ADI 7.756

Leia mais notícias em isaiasrocha.com.br e nos sigam nas redes sociais: FacebookTwitterTelegram Tiktok. Leitores também podem colaborar enviando sugestões, denúncias, criticas ou elogios por telefone/whatsapp (98) 9 9139-4147 ou pelo e-mail isaiasrocha21@gmail.com