Pesquisa da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Maranhão (Fecomércio-MA) divulgada nesta terça-feira (26) mostra que 75,8% dos consumidores de São Luís pretendem comprar algum produto para presentear no Dia das Mães – considerada segunda melhor data para o comércio –, o que representa queda de 5,8% se comparado a 2015. O cenário de baixa confiança do consumidor, diz a Fecomércio-MA, está diretamente ligada ao quadro político e econômico do país, associado a fatores como o desemprego, elevado custo de crédito e endividamento. Esses fatores, ainda de acordo com a federação, desenham um cenário de pior momento econômico para o Dia das Mães desde o início das pesquisas da Fecomércio, em 2011.
Para o estudo, foram entrevistadas 700 pessoas – homens e mulheres maiores de 18 anos – na capital maranhense, entre os dias 4 e 9 de abril de 2016, com margem de erro de 3,7% e o nível de confiança de 95%.
Segundo o levantamento, o grupo de consumidores mais predisposto ao consumo é formado por homens (80,8%), com 21 a 35 anos (80,4%), ensino superior completo (77,3%) e renda familiar mensal de três a seis salários mínimos (84,8%).
A média do valor do presente foi calculado em R$ 137, o que representa retração de 21,3% em comparação com o ano passado.
A pesquisa revela ainda que 75,1% dos consumidores devem celebrar a data de alguma forma. “Geralmente é a partir do mês de maio que os empresários começam a recuperar o fôlego, pois recomeçam as datas comemorativas com mais importância afetiva. De fato, com os estoques ainda do ano passado encalhados nos depósitos, os empresários foram perdendo a confiança em novos investimentos e a data aproxima-se sem gerar muita euforia no setor produtivo,” ressalta o presidente da Fecomérico-MA, José Arteiro da Silva.
Compras
Os consumidores que se demonstraram dispostos a ir às compras para o Dia das Mães, 76,4% afirmaram que pretendem comprar apenas um produto; 19,8% afirmaram pretender comprar dois presentes; e 3,4%, três itens. Comparado a 2015, a intenção de comprar apenas um produto registrou alta de 14,4%.
Entre os itens preferidos para presentear, os consumidores ludovicenses indicaram os artigos de vestuário (39,4% de intenção de consumo); perfumaria e cosméticos (26,9%); e sapatos (12,2%).
Pagamento
O presente deve ficar também mais barato, para caber no orçamento familiar. Dos entrevistados, 35,1% indicaram que pretendem comprar presentes entre R$ 50 e R$ 100 – alta de 39,3% se comparado a 2015 –; 16,4% afirmam que pretendem gastar entre R$ 151 e R$ 200 nos presentes; e 13% podem gastar até mais que R$ 400 no presente da mamãe.
A forma de pagamento preferida pelos consumidores de São Luís continua sendo a modalidade à vista (72,3%). Do total, 50,1% dos entrevistados dizem que vão usar dinheiro no pagamento, e 22,2% vão optar pelo cartão de débito. 31,5% dos consumidores apontam que devem usar o cartão de crédito como forma de pagamento.
Locais de compra
Quanto aos locais em que os consumidores pretendem comprar os presentes para esta data, 57,8% apontaram preferência pelas lojas de shopping center – que avançaram 17,5% se comparado com os dados da pesquisa de 2015. Para 49,3% dos entrevistados, as promoções são primordiais para essa preferência; seguida pelos preços (39,3%); vitrines atraentes (25,1%); a qualidade dos produtos (15%); variedade (12,8%); e recepção dos vendedores (8,3%).
As lojas do principal centro comercial de São Luís, a Rua Grande, tiveram a preferência de 27,8% dos entrevistados.