SÃO LUÍS, 31 de dezembro de 2023 – A mais recente pesquisa do instituto EPO, realizada entre sexta-feira (29) e sábado (30), também revelou o cenário para a disputa à Câmara Municipal de São Luís pelos pré-candidatos ludovicenses.

O estudo apontou que a maioria dos nomes mais citados são de vereadores que já têm mandato e vão disputar a reeleição para o Legislativo municipal no ano que vem. Parte deles já foi eleito várias vezes, como é o caso de Astro de Ogum, único com mais mandatos consecutivos desde as eleições de 2000.

Em 2020, São Luís elegeu 14 candidatos que não tinham mandato como vereador na legislatura anterior. A taxa de renovação foi de 46%. De acordo com especialistas ouvidos pelo blog do Isaias Rocha, ainda é cedo para projetar a taxa de renovação das eleições de 2024.

Nomes mais lembrados

A consulta realizada pela EPO foi espontânea, com os entrevistados citando nomes de sua preferência sem a apresentação de uma lista.

Ao serem perguntados “se as eleições fossem hoje em que votaria para vereador”, de acordo com os entrevistados, Marcelo Poeta – que já assumiu em duas oportunidades nesta legislatura – é o nome mais lembrado da capital maranhense, citado por 1,9% dos entrevistados.

Na sequência, aparece o vereador Beto Castro, com 1,5% das citações, seguido por Marquinhos, citado por 1,4% dos entrevistados. Astro de Ogum e Paulo Victor despontam com 1,3%, enquanto Chaguinhas e Raimundo Penha surgem com 1,1%.

Em seguida, aparecem Nato Júnior e Silvana Noely, com 0,9%. A lista dos mais citados inclui ainda Andrey Monteiro, Alex Paiva e Concita Pinto, com 0,8%; Edson Gaguinho e Karla Sarney, com 0,6%.

Domingos Paz, Marcial Lima, Coronel Ivaldo, Kenaz Cristian, Rosana da Saúde, Sérgio Araújo e Umbelino Júnior, aparecem com 0,5%. Enquanto Cezar Bombeiro, Aldir Júnior, Álvaro Pires, Daniel Oliveira, Marlon Botão, Ribeiro Neto e Samuel Sá Filho, figuraram com 0,4%.

A lista também inclui Antônio Garcez, Armando Costa, Dr. Gutemberg, Marcos Castro e Pavão Filho, com 0,3%. Por fim, Foca, Katia Lobão, Dra. Sônia Sousa, Octávio Soeiro, Chico Carvalho, Genival Alves e Thiago Freitas, surgiram com 0,1%. Quatro dos atuais parlamentares não foram citados e 19 ex-vereadores ainda são lembrados pela atuação do mandato.

Metodologia

Os dados foram coletados entre 29 a 30 de dezembro. Foram realizadas 800 entrevistas domiciliares. A margem de erro é de 3,5 pontos percentuais. O intervalo de confiança é de 95%.

Leia mais notícias em isaiasrocha.com.br e nos sigam nas redes sociais: FacebookTwitterTelegram Tiktok. Leitores também podem colaborar enviando sugestões, denúncias, criticas ou elogios por telefone/whatsapp (98) 9 9139-4147 ou pelo e-mail isaiasrocha21@gmail.com