A eleição municipal de 2024 na cidade de Imperatriz, quando será disputada a sucessão do prefeito Assis Ramos (União Brasil), será marcada pela polarização entre o lulismo e o bolsonarismo. A avaliação é do jornalista Gláucio Ericeira.

A constatação pode ser feita analisando os agentes políticos que estão em ascensão no segundo maior colégio eleitoral do Maranhão – e também segundo mais populoso município – e que estarão diretamente envolvidos no pleito.

O campo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) será representado, por exemplo, pelo deputado federal Josivaldo JP (PSD) e pela empresária e primeira suplente de deputado federal, Mariana Carvalho (Republicanos).

Em Imperatriz, ano passado, o bolsonarismo se sobressaiu em relação ao lulismo e seus apoiadores.

O capitão reformado do Exército e então candidato a reeleição bateu Luiz Inácio Lula da Silva (PT), eleito presidente da República no segundo turno, com 49,30% das intenções de voto contra 43,23%.

O ex-prefeito de São Pedro dos Crentes e candidato ao Governo pelo extinto PSC, Lahesio Bonfim, aproveitando-se da popularidade de Bolsonaro, obteve maioria folgada dos votos válidos – 47,50% – deixando para trás os candidatos Weverton Rocha (PDT) e Carlos Brandão (PSB), reeleito governador no primeiro turno.

Imperatriz foi uma das poucas cidades maranhenses que deu vitória ao bolsonarista Roberto Rocha (PTB) em cima de Flávio Dino (PSB) para o Senado – 54,93% contra 43,71%.

Josivaldo JP foi o deputado federal mais votado no município, obtendo mais de 28 mil votos.

Mariana ficou em segundo lugar, com mais de 19 mil votos. A empresária, no total, conquistou mais de 46 mil votos no Estado.

Nos bastidores, uma união entre o deputado e a empresária não está descartada objetivando cativar os eleitores e simpatizantes do ex-presidente.

Já no campo de apoio de Lula, estão o próprio governador Carlos Brandão, que aliou-se recentemente ao prefeito Assis Ramos e a sua esposa, deputada estadual Janaína Ramos (Republicanos), e nomes como o deputado estadual reeleito Rildo Amaral (PP) – que foi o mais votado na cidade – os ex-prefeitos Sebastião Madeira e Ildon Marques; além do ex-deputado estadual Marco Aurélio (PC do B).

Amaral, inclusive, afirmou recentemente a jornalistas que passará somente mais dois anos na Assembleia Legislativa, deixando claro sua intenção de concorrer.

Ontem, o presidente do Progressistas no Estado, deputado federal André Fufuca, divulgou nas redes sociais uma foto com Rildo Amaral afirmando: “Pegando carona com o próximo prefeito de Imperatriz”

Ainda não se sabe qual será a estratégia do grupo governista ligado ao atual presidente da Repúlica.

Buscar a união em torno de um único nome apoiado pelo Palácio dos Leões, de acordo com o que foi apurado, seria o cenário ideal.

A disputa promete…

Em tempos de desinformação e pandemia, o blog do Isaías Rocha reforça o compromisso com o jornalismo maranhense, profissional e de qualidade. Nossa página produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.