Os candidatos Rildo Amaral (PP) e Mariana Carvalho (Republicanos), que disputam o segundo turno para a Prefeitura de Imperatriz, participaram na manhã desta quinta-feira (17) de debate organizado pelo Imirante. A divergência sobre proximidade com o prefeito Assis Ramos foi o principal tema abordado.
A mediação foi feita pela jornalista Tátyna Viana, da TV Mirante, e transmitido ao vivo pelo canal do portal no YouTube.
Rildo Amaral e Mariana Carvalho chegam ao segundo turno com a expectativa de assumir o comando da máquina administrativa pela primeira vez em Imperatriz. Rildo é deputado estadual e Mariana Carvalho é suplente de deputado federal. Ela já chegou a assumir temporariamente o mandato na atual legislatura, após a licença do titular, Aluisio Mendes (Republicanos).
Durante o debate, os candidatos responderam a perguntas uns dos outros, com direito a réplica e tréplica a cada tema abordado.
Veja como foi o debate, bloco a bloco
1º bloco – apresentação dos candidatos e perguntas com tema livre
Rildo Amaral foi o primeiro a fazer pergunta no debate. Ele perguntou a Mariana qual a proposta da adversária para solucionar o caos na saúde.
Mariana primeiro se apresentou ao eleitorado, e logo em seguida afirmou que se eleita, vai descentralizar o sistema de saúde, dividindo o município em três macrorregiões.
“Vamos implantar o hospital de traumas para que você consiga ser atendido mais rapidamente por um médico especialista”, disse.
Rildo, na réplica, afirmou que vai decretar calamidade pública em Imperatriz logo depois de ser eleita. Ele afirmou que vai descentralizar a saúde em quatro pontos.
Mariana afirmou, na tréplica, que não é possível decretar calamidade pública ao iniciar a gestão sem que haja a real necessidade. Ela afirmou que o candidato mentiu ao sugerir a medida e informou que Imperatriz precisa de gestão.
Políticas públicas para mulheres
Logo em seguida, a republicana perguntou a Rildo sobre as suas propostas para políticas públicas voltadas às mulheres.
Rildo afirmou que ao escolher a candidata a vice, foi justamente para valorizar a figura feminina.
“Quando as mães forem deixar as crianças nas escolas, elas terão a Guarda Municipal para garantir a segurança das mulheres […]. Vamos ampliar o número de creches e valorizar as mulheres.”
Mariana afirmou que se eleita vai implantar a Clinica da Mulher em Imperatriz para facilitar consultas, exames e cirurgias.
Na tréplica, Rildo afirmou que sua adversária não conhece a estrutura do SUS. Ele disse que o SUS não permite que o prefeito construa uma Clínica da Mulher, por que a mesma não existe na estrutura do sistema. Ele também reclamou do fato da adversária ter afirmado que ele havia mentido.
IPTU
Mariana, logo em seguida perguntou a Rildo o que ele fará, se eleito, em relação ao IPTU no município.
Rildo afirmou que na condição de vereador votou contra a elevação de cobranças e disse já ter ingressado na Justiça por meio do partido para reverter a elevada taxa de cobrada no município.
“Quando eu for prefeito o cidadão vai ser cobrado apenas pelo valor que é justo”, disse.
Na réplica Mariana Carvalha afirmou que enquanto deputado estadual, Rildo votou pelo aumento do ICMS no Maranhão.
“Você está pagando mais caro no arroz, no feijão e na gasolina por que o deputado votou pelo aumento”, protestou a candidata.
Na tréplica, Rildo Amaral afirmou que não existiu aumento de ICMS e apenas readequação e disse que houve uma movimentação nacional. A readequação, segundo ele, não foi para o arroz e feijão, mas para outras contas. “Muito mais danoso foi você ter votado pela reforma fiscal [na Câmara Federal]”.
Educação
Rildo, logo em seguida, perguntou a Mariana sobre as suas propostas para os professores de Imperatriz.
A candidata disse que vai valorizar o profissional de educação. “Vamos fazer parceria com instituições de ensino superior para que haja capacitação e valorização dos professores. Vamos também enviar para a Câmara Municipal projeto de lei que vai regulamentar a função de cuidador”, pontuou.
Na réplica, Rildo afirmou que vai valorizar o professor municipal e disse que vai firmar convênios no município. “A educação precisa passar por uma reformulação dos profissionais”, disse.
2º bloco – perguntas sobre temas definidos
O segundo bloco foi realizado com duas rodadas de perguntas sobre temas determinados. Quem fez a primeira pergunta no bloco foi Rildo Amaral. O tema sorteado foi Cultura.
Rildo perguntou a Mariana qual a proposta dela para fazer a cultura de Imperatriz “renascer”.
Mariana afirmou que a cultura também será prioridade em sua gestão. Ela propôs uma secretaria estruturada no município e disse que vai captar recursos federais para aplicar projetos na cidade.
“Nós precisamos fomentar as feiras locais e valorizar nossos artistas”, disse.
Na réplica, Rildo Amaral afirmou que ainda não há a lei municipal de incentivo à cultura, o que vai ocorrer na sua gestão. “Vou fazer também nas feiras de Imperatriz, eventos semanais. Vamos fazer de Imperatriz um centro cultural, onde os donos de hotéis lotem seus hotéis”, pontuou.
Na tréplica, Mariana afirmou que dois grandes eventos não ocorreram no último ano em Imperatriz por falta de investimento e disse que na sua gestão, vai fazer funcionar. “Temos de garantir que os artistas sejam valorizados e recebam o seu cachê”.
Acessibilidade
O segundo tema sorteado foi acessibilidade. Mariana perguntou a Rildo qual a proposta do adversário para a mobilidade urbana em Imperatriz.
“A pergunta é sobre acessibilidade e não sobre mobilidade”, disse Rildo. Ele falou sobre a sua proposta para o tema sorteado e depois afirmou que as calçadas de Imperatriz vão ter rampas de acesso a cadeirantes. Ele também falou em construção de pontes, no tópico mobilidade.
Na réplica, Mariana Carvalho afirmou: “O tema acessibilidade está diretamente ligado com mobilidade”. A candidata afirmou que vai garantir calçadas padronizadas e condições para que as pessoas consigam ter o direito de ir e vir no trânsito.
Saneamento básico
No tópico sorteado, a candidata perguntou ao seu adversário qual a sua proposta para melhorar a vida do cidadão no que diz respeito ao acesso a água potável.
Rildo afirmou que apesar de já ter conseguido 16 poços no município, é necessário fazer mais. “Por isso que toda vez que vou em São Luís peço ao governador Carlos Brandão por soluções imediatas para sanar esses problemas”. Ele disse que haverá parcerias com o Governo do Estado e com o Governo Federal para resolver o problema da água e do esgoto.
Maria afirmou que no Marco do Saneamento há um prazo para que a falta de acesso a água seja solucionado. E por isso, ela afirmou que vai cobrar o Governo do Estado.
“Como prefeita nós iremos cobrar por que o que Imperatriz merece é ter respeito. Água potável e esgoto em suas casas”, disse.
Rildo afirmou que tem feito o seu dever de casa na condição de deputado, ao ter levado 16 poços para Imperatriz. “O meu diferencial é ter parcerias. Não é promessa, é realidade”, enfatizou.
Rildo, logo em seguida, perguntou a Mariana sobre como resolver problemas graves na saúde municipal.
Mariana afirmou que saúde será a prioridade de sua gestão. “Nós iremos diminuir 60% da ocupação do Socorrão com o hospital de traumas. Vamos colocar em um prédio público da cidade que não está em uso e que podem ser realocados leitos para a ortopedia”. Ela também falou novamente na descentralização para desafogar o sistema e zerar as filas de espera.
Rildo Amaral afirmou que Imperatriz está falida e disse que o poder de investimento é de apenas 2,5%. Ele questionou as propostas da adversária e disse que no atual cenário é inviável implementar soluções imediatas sem parcerias com o Governo Federal.
Mariana rebateu e disse que há parcerias possíveis, com deputados estaduais e federais, além da boa gestão.
3º bloco – perguntas com temas lives e considerações finais
Mariana iniciou o terceiro bloco com pergunta sobre a proposta de Rildo para a segurança pública.
Rildo afirmou que encaminhou para Imperatriz, por meio de emenda, viaturas e motos para a polícia e disse que fará concurso, assim que eleito, para a Guarda Municipal.
Na réplica, Mariana afirmou que integrou a Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado da Câmara Federal e disse que sempre cobrou o governo do estado por melhorias no setor. Ela disse que a Guada Municipal de Imperatriz é composta por apenas 77 servidores e disse que é preciso ampliar o quadro.
Rildo, na tréplica, afirmou que fará as blitze escolares para que pais e filhos não sofram violência por parte das facções criminosas. Ele também disse que Mariana não conseguiu entregar as motocicletas que prometeu no exercício de mandato, à segurança pública.
Logo em seguida, o candidato perguntou à sua adversária, sobre o que ela pensa sobre decreto de calamidade.
Mariana afirmou que para decretar calamidade é preciso ter critério estabelecido em lei. Ela afirmou que a situação de Imperatriz pode ser revertida com choque de gestão e não com decreto de calamidade. “Se nós tivéssemos um hospital de portas abertas em Imperatriz, a situação não estaria assim. […] Não sei se você consegue resolver os problemas por que toda a equipe do prefeito Assis está com você”, pontuou.
Rildo afirmou que ele e o irmão têm mais de 10 ações contra a gestão de Assis Ramos e disse que com todo respeito, o Governo do Estado e a Assembleia Legislativa vão concordar com o decreto de calamidade pública.
Maria afirmou que quem deu gás a ela para chegar ao segundo turno foi o povo de Imperatriz e não o voto de cabresto. Ela disse que ele precisa explicar por que a maior parte da atual gestão está ao lado da candidatura de Rildo Amaral.
Rildo Amaral afirmou que o filho do candidato a vice está no gabinete de Assis Ramos.
Mariana afirmou que o filho do seu vice é advogado e pode prestar serviços para qualquer cidadão. Logo em seguida falou sobre propostas para a saúde e para o servidor público.
Na réplica, Rildo Amaral afirmou que o plano de cargos, carreiras e salários já existe em Imperatriz e que por isso não sera Mariana quem irá implantar.
Ele disse durante o seu mandato sempre foi defensor do servidor público de saúde e de educação e afirmou que é classista, professor.
Na tréplica, Mariana afirmou que vai implantar o plano de cargos, carreiras e salários, com a aprovação da Câmara Municipal. “Agora nós temos uma Câmara Municipal que foi o povo quem escolheu. E o nosso governo será assim, com pessoas bem intencionadas”.
Mariana Carvalho encerrou a segunda rodada de perguntas indagando o adversário sobre pacientes com TFD [Tratamento Fora do Domicílio].
Ele disse que conhece o problema e na condição de deputado chegou a alugar um apartamento em São Luís para que os pacientes pudessem ter atendimento permanente na capital.
Rildo afirmou que se eleito fará uma casa de acolhimento na capital para receber esses pacientes e buscará pagar passagens de avião para as pessoas que têm dificuldade de se locomover em ônibus.
Mariana Carvalho disse que aborda esse tema há muito tempo e questiona o valor mínimo de R$ 30 reais para ir e voltar à capital. Ela disse que fará com que Imperatriz tenha investimento em equipamentos e vai atrair especialidades para que o cidadão tenha atendimento especializado.
Rildo finalizou com a tréplica, abordando a necessidade de especialidades médicas em Imperatriz.
Logo em seguida os candidatos fizeram as suas considerações finais e o debate foi encerrado.
Assista a íntegra do debate
Leia mais notícias em isaiasrocha.com.br e nos sigam nas redes sociais: Facebook, Twitter, Telegram e Tiktok. Leitores também podem colaborar enviando sugestões, denúncias, criticas ou elogios por telefone/whatsapp (98) 9 9139-4147 ou pelo e-mail isaiasrocha21@gmail.com