No início da noite de quinta-feira, 8, em frente ao Palácio La Ravardiere, sede da Prefeitura de São Luís, como acontece há décadas, o presidente da Câmara Municipal de São Luís – o vereador e pai de santo – Astro de Ogum – comandou centenas de pais, mães, filhos e filhas de santo na tradicional Procissão dos Orixás.

Antes da saída do cortejo, ao som das caixeiras, integrantes de terreiros cantaram hinos de louvação a Oxalá e Iemanjá. Logo em seguida, os tambores da macumba rufaram para que os adeptos mostrassem a força da religião de matriz africana e, dançando, saudassem os 404 anos de fundação de São Luís.

A data, além do aniversário da capital maranhense, serve, também, para homenagear Dom Luís Rei de França. A procissão, passou ao lado da Praça João Lisboa e seguiu pela Rua Afonso Pena, até chegar ao bairro Desterro.

Dentro da igreja houve saudação à corte do Divino Espírito Santo e as imagens de São Luís Rei de França, Santa Bárbara (Iansã), Iemanjá e São Sebastião (Oxossi). Após a lavagem da escadaria da Igreja do Desterro, sob a proteção dos guias e orixás, os tambores rufaram.

À frente, pedindo proteção, paz e muita saúde, o pai de santo Astro de Ogum. O vereador, que é filho de Oxumaré com a cabeça emprestada para Ogum, evidenciou que o ritual é uma forma de realizar a limpeza espiritual da cidade.

“Cumprimos essa rotina há mais de 50 anos. A lavagem da escadaria da Igreja do Desterro, uma das mais antigas da cidade, nos permite promover o congraçamento entre os cultos de matriz africana. Neste momento, somos movidos pela fé, e de olhos fechados pedimos paz, saúde e harmonia”, finalizou Astro de Ogum.

A Procissão dos Orixás é promovida pela Federação de Umbanda do Estado do Maranhão com apoio da Prefeitura de São Luís como parte das atividades em comemoração ao aniversário da cidade.