Professores e funcionários de escolas comunitárias do município de São José de Ribamar, localizado na Região Metropolitana de São Luís, realizaram um protesto nesta segunda-feira (21) por conta do atraso no repasse de verbas para as instituições de ensino.
De acordo com a organização da manifestação, os profissionais que trabalham nas escolas comunitárias do município estão há dois meses sem receber salários. Vestindo preto e com cartazes, os manifestantes realizaram o protesto pelas principais ruas do município.
Os profissionais alegam que os salários que são pagos por meio do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) que é repassado pelo Governo Federal aos municípios, não estão sendo repassados para as instituições de ensino. A situação revoltou a categoria que foi as ruas cobrar respostas.
Segundo os educadores, após o prefeito Eudes Sampaio (PTB) ser derrotado no último dia 15, os pagamentos dos últimos dois meses que deveriam ser efetuados até a semana passada, mas não foram efetuados, causando prejuízo gigante os profissionais unidades filantrópicas do município.