Um protesto realizado por moradores do bairro Alto Turu, em São José de Ribamar, situado na Região Metropolitana de São Luís, interditou na manhã desta segunda-feira (3) a avenida Nossa Senhora da Vitória. Eles cobram melhores de condições de infraestrutura no local.

Os moradores bloquearam a via com pedaços de pneus e madeira e impediram a passagem dos ônibus no espaço. O protesto é considerado pacífico até o momento, mas policiais militares já estão na região a fim de evitar um possível tumulto.

Em nota, a prefeitura de São José de Ribamar afirma que foi iniciado um trabalho de recuperação dessas vias, com prioridade para ruas e avenidas de maior circulação. A nota acrescenta também que seja respeitado o direito de ir e vir da grande maioria da população e reforça a presença do poder público municipal com os serviços emergenciais na região.

Segundo um morador identificado como Marivaldo esta não é a primeira manifestação que ocorre. Ele afirma que as reivindicações sobre as reclamações já estão ocorrendo a quase três anos.

“As nossas manifestações elas estão acontecendo mais ou menos três anos seguido e a última manifestação a gente recebeu um pouco de dignidade do governo do Estado quando foi feito a avenida que vem do Parque Vitória, na Estrada da Maioba. Estrada da Vitória é o nome desta avenida e resolvemos fazer esta manifestação porque deixamos um ofício a 90 dias com os gestores de São José de Ribamar e nós não fomos recebidos. Então, a gente está aqui em uma manifestação lutando pela qualidade de vida, de dignidade das pessoas de cinco comunidades. Então, essa Região Metropolitana ela está ligada a quatro municípios de São Luís, Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa. Nós não podemos mais viver sem dignidade. Basta disto”, desabafou o morador Marivaldo.

A avenida Nossa Senhora da Vitória é uma importante ligação entre vários bairros de São Luís. Os moradores afirmam que só irão encerrar o manifesto quando as suas reivindicações forem atendidas.

Leia a nota na íntegra

“A prefeitura de São José de Ribamar compreende a insatisfação de quatro manifestantes que lideraram o bloqueio da Avenida Nossa Senhora da Vitória, na manhã desta segunda-feira, solicitando serviços de infraestrutura no bairro Alto do Turu. Durante os últimos seis anos o que existia, em termos de pavimentação no município, não recebeu serviços de manutenção e conservação, e muito pouco foi feito com relação a novas vias. Desde o dia 1° de Janeiro foi iniciado um trabalho de recuperação dessas vias, com prioridade para ruas e avenidas de maior circulação. No próprio Alto do Turu, a prefeitura iniciou, desde a semana passada, serviços emergenciais de melhoramentos para garantir a trafegabilidade e limpeza das vias. Por fim, a prefeitura reafirma que entende a insatisfação desses manifestantes, mas pede que seja respeitado o direito de ir e vir da grande maioria da população e reforça a presença do poder público municipal com os serviços emergenciais na região”.