Jogos Olímpicos (Foto: Fabrice Coffrini / AFP)

Os Jogos Olímpicos são considerados o maior evento esportivo do mundo. Eles são organizados por uma entidade, uma organização não governamental, chamada Comitê Olímpico Internacional (COI).

Chegando à 33ª edição na Era Moderna, o evento guarda recordes e fatos interessantes iniciados em 23 de junho de 1894 por iniciativa do barão francês Pierre de Coubertin, que foi o criado do COI.

As Olimpíadas surgiram na Grécia Antiga, por volta de 776 a. C., na cidade de Olímpia. Os Jogos Olímpicos da Antiguidade estavam associados a rituais religiosos e prestavam homenagens a deuses gregos, como Zeus. Após o fim das Olimpíadas antigas, em 393 d.C., os jogos voltariam a ocorrer somente 1503 anos depois.

Pedagogo e historiador, Pierre de Frédy, mais conhecido pelo seu título nobiliárquico de Barão de Coubertin, entrou para a história como o fundador dos Jogos Olímpicos da Era Moderna. Em junho de 1894, o francês criou o Comitê Olímpico Internacional (COI) com o objetivo de reinstituir os Jogos Olímpicos realizados na Grécia antiga. Os Jogos Olímpicos são divididos em duas edições, uma de verão e a outra de inverno, que ocorrem em um intervalo de dois anos.

Na antiguidade o anúncio do evento era dado por mensageiros em diferentes regiões, para que as pessoas pudessem viajar para Olímpia em segurança, já que os conflitos estariam interrompidos durante a competição. Mulheres, estrangeiros e escravos eram proibidos de participar dos jogos antigos. Nem mesmo assistir era permitido às mulheres. Era dado aos vencedores das competições uma coroa de oliveira, que representava a supremacia moral e espiritual dos Jogos Olímpicos.

As Olimpíadas modernas foram idealizadas pelo pedagogo e esportista francês Barão Pierre de Coubertin. A primeira edição dos Jogos Olímpicos modernos foi realizada na cidade de Atenas, em 1896. Participaram 14 países e 241 atletas homens, pois as mulheres eram proibidas de competir. Atletismo, ciclismo, esgrima, ginástica, halterofilismo, luta, natação e tênis foram as modalidades participantes.

Desde seu início, as Olimpíadas só não foram realizadas nos anos de 1916, por causa da Primeira Guerra Mundial, e em 1940 e 1944, devido à Segunda Guerra Mundial.

A cerimônia de abertura é um grande evento que abre as Olimpíadas. Nela ocorrem apresentações artísticas de diferentes estilos, geralmente enfatizando as características do país que está sediando a edição.

Atualmente, 46 esportes participam das competições enquanto modalidades olímpicas. Os mais recentes são o skate, surfe, escalada, beisebol e karatê, que integraram o evento desde a edição de Tóquio 2020. O legal dos anos atuais que hoje a tecnologia é bastante avançada com as plataformas de apostas esportivas não podemos ficar de fora e tentar a sorte, o interessante será o número de medalhas que o brasil poderá levar para casa estimando esses números podemos pegar os Palpites do jogo do bicho e ver o que vai dar no Jogo do Bicho.

Uma curiosidade da olimpíadas é que poucos sabem que quando surgiu as olimpíadas as mulheres não participavam somente em 2012, todos os países participantes dos jogos enviaram atletas mulheres.

Os símbolos olímpicos são: os aros, a tocha olímpica e o mascote.

Leia mais notícias em isaiasrocha.com.br e nos sigam nas redes sociais: FacebookTwitterTelegram Tiktok. Leitores também podem colaborar enviando sugestões, denúncias, criticas ou elogios por telefone/whatsapp (98) 9 9139-4147 ou pelo e-mail isaiasrocha21@gmail.com