O mês de julho foi o com maior número de mortes no trânsito na Região Metropolitana de São Luís nos últimos meses. No período, foram registrados nove óbitos.

Os dados – que não incluem mortes registradas nas rodovias – são da Secretaria de Estado da Segurança Pública do Maranhão (SSP-MA), que unifica informações do Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops), Sistema de Integrado de Gestão Operacional (Sigo) da Polícia Civil e do Instituto Médico Legal (IML).

Mais de 40 mortes no trânsito já foram registradas na Região Metropolitana (Foto: Biaman Prado/O Estado/Arquivo)

Do total, oito casos foram por acidente do tipo colisão, e uma morte por atropelamento. Por cidade, foi a que teve o maior número de mortes: sete. São José de Ribamar e Paço do Lumiar registraram uma morte cada. Somente o município de Raposa não registrou mortes no mês.

Violência no trânsito
Em 2016, já são 44 mortes provocadas pela violência no trânsito. Dessas, 36 foram registradas em São Luís, quatro em Paço do Lumiar e outras quatro em São José de Ribamar.

Por tipo, choques ou colisões foram as que mais fizeram vítimas em 2016: ao todo, foram 24 casos. O relatório da SSP-MA inclui outras 17 mortes por atropelamento em ruas e avenidas da capital maranhense.