Três dias após divulgar uma nota técnica que apontou apenas dois pontos próprios para banho na orla da Região Metropolitana de São Luís (MA), um novo relatório da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais (Sema) do Maranhão aponta, agora, 19 pontos onde o banho é recomendado.
O resultado leva em consideração os dados colhidos no monitoramento feito pelo Laboratório de Análises Ambientais (LAA) do órgão entre 20 e 28 de agosto de 2016. Os trechos são das praias da Ponta d’Areia, de São Marcos, do Calhau, Olho-d’Água, do Meio e Araçagi.
Os pontos próprios para banho, segundo a Sema, são:
– Ao lado do Forte Santo Antônio (Ponta d’Areia);
– Atrás do Hotel Praia Mar (Ponta d’Areia);
– Atrás do Bar do Dodô (Ponta d’Areia);
– Em frente à Praça de Apoio ao Banhista (Ponta d’Areia);
– Em frente ao Hotel Brisa Mar (Ponta d’Areia);
– Em frente aos Bares Do Chef e Marlene’s (São Marcos);
– Em frente à Barraca da Marcela (São Marcos);
– Em frente ao Agrupamento Batalhão do Mar (São Marcos);
– Em frente ao Ipem e ao Bar Kalamazoo (São Marcos);
– Foz do Rio Calhau (São Marcos);
– À direita da elevatória II da Caema (Calhau);
– Em frente à Pousada Tambaú (Calhau);
– Em frente ao Bar Malibu (Calhau);
– À direita da Elevatória Iemanjá II (Olho-d’Água);
– Em frente ao Bar do Capiau (Meio);
– Em frente ao Bar da Praia (Meio);
– Em frente ao Fatima’s Bar (Araçagi);
– Em frente ao Bar Novo Point (Araçagi);
– Em frente ao Bar do Isaac (Araçagi)
A Companhia de Saneamento Ambiental (Caema) atribui o resultado às ações do programa Mais Saneamento, que visa ampliar o índice de tratamento de esgotos de São Luís de 4% para 70% até 2018.
Relatório
O laudo é resultado de amostras d’água coletadas em 21 pontos distribuídos nas praias da Ponta d’Areia, São Marcos, Calhau, Olho-d’Água, Praia do Meio e Araçagi, obedecendo os padrões fixados na Resolução Conama nº 274/00.
As águas das praias serão consideradas próprias, quando em 80% ou mais de um conjunto de amostras, obtidas em cada uma das cinco semanas anteriores, e colhidas no mesmo local, houver no máximo 100 Enterococos/100 mL – Enterococos são micro-organismos de origem fecal humana, o que indica pontos de lançamento de esgoto na orla da capital maranhense.
As águas das praias serão consideradas impróprias quando não atenderem aos critérios anteriores ou quando o valor obtido na última amostragem for superior a 400 Enterococos/100 mL.