O requerimento de criação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar irregularidades na Secretaria Municipal de Saúde (Semus) foi lido em Plenário nesta segunda-feira (28). A CPI, solicitada pelo vereador Umbelino Júnior (PL), irá investigar aspectos técnicos adotados na liberação de emendas parlamentares para a saúde, considerada um importante setor da administração do prefeito Eduardo Braide (PSD).
A leitura da proposição é o primeiro passo para a instalação da investigação. De acordo com Umbelino, o requerimento foi assinado por 16 dos 31 parlamentares da Casa.
Com a leitura, agora começa a contar prazo para que os partidos políticos indiquem representantes para compor a comissão. Em seguida, a criação do colegiado depende da publicação de Resolução assinada pelo presidente da Casa, vereador Osmar Filho (PDT), com a indicação dos integrantes do colegiado entre membros e suplentes.
A CPI estará considerada oficialmente criada, somente após a publicação do ato no Diário Oficial do Município (DOM). Assim que for oficialmente publicado, a presidência da Casa realizará a convocação dos membros do colegiado para reunião que deverá eleger a mesa dos trabalhos.
Conforme determina a legislação vigente, a Comissão Parlamentar de Inquérito escolherá, dentre os seus componentes, o seu respectivo presidente e vice-presidente. Eleito o presidente, este escolherá quem será o relator da CPI.
Além disso, o ordenamento jurídico também determina que a CPI precisa divulgar a data de abertura dos trabalhos, bem como o seu Regimento Interno, do qual não poderá ferir os ditames da Constituição Federal, da Lei Orgânica do Município e do Regimento Interno da Câmara, dando publicidade a todos os seus atos.
A comissão terá o prazo máximo de 90 dias para conclusão de seus trabalhos, com a possibilidade de prorrogação por igual período, quando solicitada pelos próprios integrantes do colegiado.
O que será apurado?
O objetivo central da CPI é analisar aspectos técnicos adotados na liberação de emendas parlamentares na Secretaria Municipal de Saúde (Semus).
Quais os próximos passos?
• Publicação de Resolução no Diário Oficial do Município (sem data prevista): necessária para que a Comissão de Inquérito seja considerada oficialmente criada com os nomes dos sete integrantes, sendo dois suplentes e cinco titulares;
• Escolha de presidente e vice (com data prevista para ocorrer após a publicação da Resolução): os cinco vereadores vão se reunir para definir quem será presidente e vice. O presidente eleito nomeará o relator;
• Definição sobre o plano de trabalho da CPI (ainda sem data): vereadores precisam definir como será na prática o trabalho da comissão;
• Reunião sobre os convocados (ainda sem data): vereadores também precisam definir requerimento de convocação e definição sobre os primeiros a depor.
Em tempos de desinformação e pandemia, o blog do Isaías Rocha reforça o compromisso com o jornalismo maranhense, profissional e de qualidade. Nossa página produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.
Acho pouco provável que essa CPI avance uma vez que já faltam poucos dias para os vereadores entrarem em recesso/férias, e se porventura ela sair do papel não resultará em nada a exemplo da comissão que investigou o sistema rodoviário de São Luis.