Enquanto busca arregimentar uma base coesa no Congresso Nacional, o governo mira no horizonte eleitoral disputas que deverão criar arestas com partidos aliados. Levantamento recente feito pelo GLOBO mostra que o PT tende a enfrentar candidatos de PSB, União Brasil, MDB, Podemos ou PSD em 23 das 26 capitais.
A tríade de siglas de centro — que votou em peso para a aprovação da Reforma Tributária, no mês passado, após “traições” em outros temas caros ao Palácio do Planalto — responde por nove ministérios. Mas, a pouco mais de um ano do pleito, seus caciques já avaliam como lidarão com a promessa do presidente Lula de se engajar em campanhas às principais prefeituras.
As articulações estão em andamento. No entanto, segundo a narrativa jornalística do veículo de imprensa nacional, São Luís aparece entre as 23 capitais que projetam uma disputa entre partidos aliados do PT no Legislativo.
Na capital maranhense, PCdoB e PV, que estão na federação com o PT, discutem nomes ou apoio a um candidato para concorrer à cadeira do prefeito Eduardo Braide (PSD). Enquanto ‘namora’ uma possível aliança com o governador Carlos Brandão (PSB), o chefe do Executivo ludovicense busca atrair o Republicanos e o MDB, sigla que – ao lado do PSD – dá sustentação ao governo na Câmara e no Senado.
A concorrência entre aliados incluiu ainda o Podemos e União Brasil. Com aval do ministro da Justiça, Flávio Dino (PSB), o Podemos deve filiar o ex-prefeito Edivaldo de Holanda Júnior para a disputa do próximo ano. O União Brasil, por sua vez, já confirmou a pré-candidatura do deputado Neto Evangelista, que espera ser apoiado pelo governador Carlos Brandão.
O PSB, partido de Flávio Dino e Brandão, tem dois pré-candidatos: os deputados Duarte Júnior e Carlos Lula, que buscam apoio de caciques petistas. Contudo, PV e PCdoB, que formam uma federação com o PT, defendem candidaturas próprias, conforme revelou em entrevista ao jornalista Marco d’Eça, na semana passada, o ex-vereador Honorato Fernandes, que é presidente do diretório municipal petista.
Do blog com informações de O Globo
Leia mais notícias em isaiasrocha.com.br e nos sigam nas redes sociais: Facebook, Twitter, Telegram e Tiktok. Leitores também podem colaborar enviando sugestões, denúncias, criticas ou elogios por telefone/whatsapp (98) 9 9139-4147 ou pelo e-mail isaiasrocha21@gmail.com