O senador Alessandro Vieira, do Cidadania, mesmo partido da senadora maranhense Eliziane Gama, apresentou requerimento propondo a convocação do ex-prefeito de São Luís, Edivaldo de Holanda Júnior (Sem partido) para depoimento na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid, segundo revelou hoje o site Folha do Maranhão.
De acordo com a publicação, o documento que foi protocolado hoje (25), pretende esclarecer os detalhes da operação Cobiça Fatal, realizada pela Polícia Federal na capital maranhense para investigar possíveis desvios de recursos públicos federais que seriam utilizados no enfrentamento do novo coronavírus.
O senador afirma que, a oitiva com Edivaldo Holanda Júnior se faz necessária para esclarecer várias irregularidades identificadas pela Polícia Federal durante a sua gestão.
O requerimento ainda vai para apreciação do plenário. Se for aprovado, Edivaldo Holanda Júnior será interrogado pela CPI.
Assim como Edivaldo Holanda, o ex-secretário de saúde de São Luís, Lula Fylho, também deve ser convocado pelo Senado para prestar esclarecimentos, uma vez que ele foi apontado pela PF como um dos principais alvos da operação.
Além da Cobiça Fatal, a Polícia Federal realizou a operação Oficina Desmascarada, também na gestão de Edivaldo Holanda. Segundo a PF, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) no comando de Lula Fylho, comprou máscaras de uma oficina mecânica, além da empresa não ter autorização para a venda deste tipo de material, a PF afirmou que as 240 mil máscaras foram compradas a um valor bem acima do normal.
As empresas R.C.M Comercio & Serviços Eireli e M.A Silva Ltda, estão no alvo da operação. Ambas apontadas pela Polícia Federal por fazer parte do esquema.
Em tempos de desinformação e pandemia, o blog do Isaías Rocha reforça o compromisso com o jornalismo maranhense, profissional e de qualidade. Nossa página produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.