O vereador Zito do Rumo (PT), reeleito para mais quatro anos na Câmara Municipal de Cururupu, teve seu mandato cassado nesta quinta-feira, 17, após o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) declarar a nulidade de todos os votos obtidos pelo PT nas eleições de 2020.
Com a decisão, os vereadores Henrique Chaves e Egnaldo Fonseca, ambos da mesma legenda, também perderam seus mandatos. No entanto, os dois não lograram êxitos nas urnas no último domingo, 6.
Zito foi reeleito com 651 votos e, Egnaldo, que a partir de 2025, ocupará a segunda suplência, conquistou apenas 425 votos.
Por sua vez, Henrique Chaves não disputou a reeleição, concorrendo como vice na chapa da candidata Katma Belém (União Brasil), que obteve 7.710 votos, contra 12.332 votos do prefeito Aldo Lopes (Republicanos), que venceu a disputa e acabou sendo reeleito.
Apesar de terem sido cassados pelo TSE, os três políticos cururupuenses não serão considerados inelegíveis para as próximas eleições.
O que aconteceu
O processo que cassou os parlamentares foi julgado pelo TRE-MA, mas a Corte Eleitoral maranhense negou provimento a ação, alegando falta de provas.
O recurso ao TSE foi assinado pelo ex-candidato a vereador Jenner Luís Rabelo, que não se elegeu em 2020. Ao analisar o caso, o TSE entendeu que eram fictícias as candidaturas de Valdenira Ribeiro Vale e Walquiria Ramos Nery, objetivando atingir a cota mínima de 30% para candidaturas femininas.
Leia mais notícias em isaiasrocha.com.br e nos sigam nas redes sociais: Facebook, Twitter, Telegram e Tiktok. Leitores também podem colaborar enviando sugestões, denúncias, criticas ou elogios por telefone/whatsapp (98) 9 9139-4147 ou pelo e-mail isaiasrocha21@gmail.com