SÃO LUÍS, 12 de abril de 2024 – A expressão ‘bater na trave’ significa dizer que alguém tenta um objetivo, chega perto, mas não consegue por alguma razão.  O ditado popular pode ser usado perfeitamente para definir a situação do suplente João de Deus Costa Pereira Filho – o Júnior Nazaré (Avante), nas eleições de 2020, no município de São Luís.

Naquele pleito, Júnior Nazaré concorreu ao cargo de vereador pelo extinto Patriota, cuja fusão com o PTB, deu origem ao Partido da Renovação Democrática (PRD). Ele perdeu a vaga ao legislativo ludovicense para o ex-secretário Municipal de Comunicação, Batista Matos, que foi eleito por média com 2.506 votos. O titular da vaga, entretanto, faleceu aos 46 anos, por complicações da Covid-19, no terceiro mês do mandato.

Número proibido

Se por um lado, Júnior não logrou êxito nas urnas, por outro poderia consagrar sua chegada à Câmara Municipal se tivesse obtido pelo menos a quantidade de um número que é proibido no futebol brasileiro.

No pleito daquele ano, ele obteve 1.726 votos, mas embora tivesse alcançado os mesmos 1.749 votos conquistados por Zeca Medeiros – que ficou na primeira suplência, ainda assim não poderia herdar a cadeira no plenário Simão Estácio da Silveira, já que em caso de empate, a idade define eleição.

Para ocupar a primeira suplência e podendo assumir eventual mandato com a vacância ou licença do titular, Júnior teria que alcançar mais 24 votos para somar aos seus 1.726 sufrágios, o que lhe permitiria somar 1.750 votos podendo consagrar sua chegada no Palácio Pedro Neiva de Santana na vaga que hoje é ocupada por Medeiros.

Hoje filiado ao Avante, Nazaré admitiu que poderá ser candidato a vereador novamente em 2024. A revelação foi feita pelo WhatsApp – sistema que permite a troca de mensagens instantâneas –, logo depois o titular deste blog questionar se ele iria disputar mais uma eleição. “A persistência é o caminho do êxito”, respondeu.

História de lutas

Filho de um vigilante com uma professora, casado, pai de três filhos, evangélico, residente e domiciliado na capital maranhense onde nasceu e cresceu, Júnior Nazaré, 39 anos, é o personagem desta semana da série de reportagens especiais que o blog vem disponibilizando para mostrar um pouco do histórico de alguns pré-candidatos nas eleições proporcionais de 2024 no município.

A história de lutas do personagem da semana é bastante interessante. Influencer comunitário, ele se orgulha de usar suas redes sociais para chamar a atenção do poder público para os problemas das comunidades.

“A política é apaixonante. Todos os dias, vou de encontro aos inúmeros chamados de moradores para lhes representar e divulgar as dificuldades e mazelas em escolas, hospitais, ruas e avenidas da nossa cidade! Eu me considero um porta-voz destas pessoas”, frisou.

Júnior se congrega com sua família na Igreja Assembleia de Deus em São Luís – IADESL, onde é membro do corpo de obreiro da Área 95, sendo pastoreado pelo Pastor João Moraes, e Missionária Iraelma Uchôa.

Ele ingressou na vida política em 2016, onde obteve 1.198 votos, tendo uma bagagem de duas candidaturas bem sucedidas e em constante crescimento. Mesmo após a pandemia, conseguiu crescer dentre muitos candidatos que tiveram seus votos reduzidos.

A sua última eleição em 2020, ficou como suplente de vereador totalizando 1.726 votos. Tentará sua terceira eleição em 2024, com o propósito de continuar sendo a voz entre o povo e o Legislativo. “Com um mandato, espero ser ainda mais atuante, em prol das comunidades carentes e de toda população ludovicense”, completou.

Quem é Júnior Nazaré?

João de Deus Costa Pereira Filho, mais conhecido por Júnior Nazaré, tem 39 anos, nasceu em 29/09/1984, em São Luís – MA. Ele é filho de João de Deus Costa Pereira, vigilante, e Maria de Nazaré Silva, professora. Comerciante Imobiliário e com Ensino Superior Incompleto, Júnior é casado com a enfermeira Mirna Flávia e pai de três filhos.

Cristão, faz parte da Igreja Assembleia de Deus em São Luís – IADESL, onde se congrega com sua família. Além disso, é membro do corpo de obreiro da Área 95, sendo pastoreado pelo Pastor João Moraes, e Missionária Iraelma Uchôa.

Entrada na política

Ingressou na vida política em 2016, onde obteve 1.198 votos, tendo uma bagagem de duas candidaturas bem sucedidas e em constante crescimento. Mesmo após a pandemia, conseguiu crescer dentre muitos candidatos que tiveram seus votos reduzidos.

A sua última eleição em 2020, ficou como suplente de vereador totalizando 1.726 votos, deixando de ocupar a primeira suplência e assumir a Câmara de vereadores por 24 votos. Tentará sua terceira eleição em 2024, com o propósito de continuar sendo a voz entre o povo e o Legislativo.

Leia mais notícias em isaiasrocha.com.br e nos sigam nas redes sociais: FacebookTwitterTelegram Tiktok. Leitores também podem colaborar enviando sugestões, denúncias, criticas ou elogios por telefone/whatsapp (98) 9 9139-4147 ou pelo e-mail isaiasrocha21@gmail.com