Em audiência pública na Câmara Municipal de São Luís, realizada na sexta-feira, 4, vereadores debateram sobre as feiras e mercados da capital, resultando em graves denúncias. A pauta foi proposta pelo vereador Cézar Bombeiro (PSD), que alegou ter visitado feiras e mercados da Grande São Luís e que, nessas visitas, recebeu muitas reclamações, além de ter visto pessoalmente o abandono.
Diante de várias vertentes da situação sobre o assunto debatido, o feirante Orlando Egídio Silva apontou as deficiências no interior do Mercado da Liberdade e declarou que muitos boxes estariam fechados e outros sendo comercializados por servidores da Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Semapa). Ele garantiu ter provas, declarou na audiência que o negócio não é feito de forma sigilosa, mas abertamente, de maneira normal, e se colocou à disposição para esclarecimentos.
O secretário titular da Semapa, Ivaldo Rodrigues, não negou a existência dos problemas relatadas nas feiras e mercados municipais da capital. Disse que a secretaria tem feito intervenções para solucionar os problemas expostos na audiência pública.
Ele afirmou ainda que, diante das denúncias sobre a venda de boxes no Mercado da Liberdade, está sendo instaurada uma sindicância dentro da Semapa para apurar a possível comercialização feita abertamente pelos servidores do órgão, dada a gravidade da denúncia feita por ele.