A vereadora Eidimar Gomes (PSDB) destacou em uma rede social a importância da campanha do “Outubro Rosa” para conscientização sobre a necessidade de prevenção ao câncer de mama.
Ela aponta que são 134 novos casos diagnosticados por dia no Brasil e 25% das mulheres que apresentam a doença têm menos de 50 anos.
“Atualmente o câncer de mama é uma das maiores causas de morte de mulheres no mundo, apesar de ser uma doença com grandes chances de cura, desde que seja descoberta no início”, disse a tucana.
Para melhorar o diagnóstico precoce, em que há maiores chances de cura, a vereadora disse estar elaborando requerimento pedindo que as instituições de saúde do Município forneçam atenção básica as servidoras dos próprios órgãos.
COMO SURGIU?
Outubro Rosa é uma campanha de conscientização realizada no mês de outubro dirigido à sociedade e às mulheres. O movimento surgiu em 1990, na primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York e, desde então, vem sendo promovida anualmente em nossa capital. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população.
Segundo estimativa do INCA (Instituto Nacional de Câncer) entre as mulheres diagnosticadas com câncer de mama, 45,3% descobrem a doença em estágio avançado. Apenas 10,9% ficam sabendo no início, quando a chance de cura é maior.