SÃO LUÍS, 9 de novembro de 2023 – As últimas pesquisas de intenção de voto para a Prefeitura de São Luís sinalizaram que não pode ser descartada a possibilidade de o prefeito Eduardo Braide (PSD) liquidar a eleição já no primeiro turno – mas ainda faltam onze meses para a votação, a campanha propriamente dita ainda não começou e nem os candidatos ao Palácio de La Ravardière estão definidos.
Segundo os últimos resultados, Braide teria de 31,81% dos votos contra 23,44% de Duarte Jr (PSB) – de acordo com o levantamento do Instituto Lótus divulgado nesta quarta-feira, 8. Ou seja, um cenário semelhante em relação à pesquisa feita pelo Instituto Luneta na semana passada.
No entanto, na sondagem publicada ontem pelo blog do jornalista Gilberto Léda um dado curioso chama a atenção. Há, no mínimo, dois fatores que podem impedir que a disputa acabe já no dia 6 de outubro do ano que vem.
O primeiro seria a permanência do deputado Yglesio na disputa. Desde que o pré-candidato a prefeito assumiu a batalha digital contra o Joguinho do Tigre, ele passou a registrar até dois dígitos de intenção de votos, dependendo do cenário. Posição mostrada pela pesquisa Luneta e mantida também no estudo do Lótus.
O segundo fator — e mais plausível — é o crescimento do também deputado Wellington do Curso (PSC) – que tem entre 7% e 8%, segundo as pesquisas — mas aparece sempre empatado dentro da margem de erro na terceira colocação com outros três concorrentes, conforme já revelamos aqui.
Os dois fatos relatados foram constatados em cenários da pesquisa divulgada pela Lótus. Numa simulação, sem Yglésio e Wellington, Braide salta a 41,06% – ficando a menos de 8 pontos de liquidar a fatura no primeiro turno, levando em consideração a margem de erro da pesquisa.
Leia mais notícias em isaiasrocha.com.br e nos sigam nas redes sociais: Facebook, Twitter, Telegram e Tiktok. Leitores também podem colaborar enviando sugestões, denúncias, criticas ou elogios por telefone/whatsapp (98) 9 9139-4147 ou pelo e-mail isaiasrocha21@gmail.com