No xadrez político do Maranhão, o futuro dos grupos do vice-governador Carlos Brandão (PSDB), e do senador Weverton Rocha (PDT) pode se cruzar novamente, após as eleições de 2020. Não parece, mas eles são aliados políticos e estão no mesmo grupo do governador Flávio Dino (PCdoB). Os dois, entretanto, não são os únicos que aguardam às reuniões com as lideranças da base para saber quem será o indicado para disputar a sucessão no ano que vem.

Como nada é impossível na política, matemáticos das contas do voto tentam fechar números para 2022. Havendo consenso, jogam na máquina de calcular as opções que representam grupos interessados na disputa. No acordo, os interesses não garantem clima de paz porque, à mesa, todos vão querer ser os padrinhos do sorteado no palanque do ringue.

Nesse caso, quem não deseja ser indicado à governador, emprestando o nome que pode ser vitorioso por antecedência? É a mesma coisa do pobre casando com mulher rica – leva só pra casa nova a roupa da festa, presenteada pelos amigos. A distribuição de cargos, depois da posse, não teria critério de independência, na feira que seria instalada na indicação das bandeiras.

No entanto, além de Brandão e Weverton, outros líderes do grupo também manifestam desejo na disputa e estão esperando sinal abrir pra acelerar o motor. Apesar da postura omissa adotada nas eleições de 2020, o ex-prefeito Edivaldo de Holanda Júnior – o EdeH não descarta a possibilidade de entrar nessa realidade, mesmo não sendo a opção número 1 do grupo que lhe ajudou a ser eleito e reeleito prefeito da capital maranhense.

Na lista aberta, aguardando novas inscrições, consta ainda o deputado federal Josimar que já conta, inclusive, com apoio aberto de três partidos: PL, Patriotas e Avante. O secretário Simplício Araújo (SD), titular da Secretaria de Indústria, Comércio e Energia (Seinc), fecha a lista dos nomes interessados em disputar a cadeira mais importante do Palácio dos Leões, sede do Governo do Maranhão.

Embora, para muitos essa escolha já esteja bem definida na cabeça do governador Flávio Dino, não custa perguntar: Quem será o nome escolhido?

Em tempos de desinformação e pandemia, o blog do Isaías Rocha reforça o compromisso com o jornalismo maranhense, profissional e de qualidade. Nossa página produz diariamente informação responsável e que você pode confiar