Por ter sido o primeiro a protocolar o pedido, Mesa da Casa entendeu que requerimento de Chico Carvalho deveria prevalecer em relação a segunda proposta feita pelo vereador Marquinhos

O presidente da Câmara de São Luís, vereador Osmar Filho (PDT), solicitou, nesta quarta-feira (24), que seja publicado no Diário Oficial do Município (DOM) desta quinta-feira (25), os nomes dos cinco integrantes que irão compor a CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) que vai investigar o serviço de transporte público na capital.

Segundo o blog apurou, depois de publicado, a comissão de inquérito estará considerada oficialmente criada. Agora é aguardar a publicação do ato para o início dos trabalhos e a definição dos cargos de presidente e relator.

O colegiado será composto por parlamentares de 05 partidos. Além do primeiro signatário do pedido de abertura da comissão, Chico Carvalho (PROS), também integram a CPI os vereadores Octávio Soeiro (Podemos), Álvaro Pires (DEM), Astro de Ogum (PCdoB) e Marquinhos Silva (DEM), que foi segundo signatário de outro pedido no mesmo sentido.

Quais os próximos passos?

•Publicação no Diário Oficial (prevista para hoje): necessária para que a comissão de inquérito seja considerada oficialmente criada;

•Escolha de presidente e relator (com data prevista para ocorrer após a publicação da Portaria): os cinco vereadores vão se reunir para definir quem será presidente e relator ;

•Definição sobre se trabalhos da CPI serão presenciais, a distância ou de forma híbrida (ainda sem data): vereadores precisam definir como será na prática o trabalho da comissão;

•Reunião sobre como serão os trabalhos (ainda sem data): vereadores definem requerimento de convocação e definição sobre os primeiros a depor.

O que será apurado?

O foco da CPI será a licitação realizada ainda pelo prefeito Edivaldo Holanda Jr., pré-candidato ao Governo do Maranhão pelo PSD. A licitação aconteceu em 2016.

Além disso, o co-vereador Jhonatan Soares, do Coletivo Nós (PT), chegou a propor audiência pública para discutir as deficiências do sistema. A proposta visava esclarecer a origem dos recursos para pagamento do subsídio de R$ 12 milhões aos empresários pela Prefeitura até o final de 2021.

Em tempos de desinformação e pandemia, o blog do Isaías Rocha reforça o compromisso com o jornalismo maranhense, profissional e de qualidade. Nossa página produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.