A Prefeitura de São Luís, que gerencia o transporte público, por meio da Secretaria Municipal de Transito e Transporte (SMTT), pode ter realizado repasses irregulares às empresas de ônibus do transporte público coletivo para cobrir um suposto déficit do sistema da capital.
Segundo o blog apurou, com base em documentos oficiais, foram retirados dos cofres municipais cerca de R$ 2,5 milhões por mês. O montante, se considerarmos todos os três aportes liberados para o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de São Luís (SET) só em 2021, acumula a bagatela de R$ 7,5 milhões.
VEJA TAMBÉM:
Empresas de ônibus lucraram quase R$ 1 milhão com a morte alheia
Tarifa para uso dos terminais de integração em São Luís é considerada ilegal
Arrecadação das empresas de ônibus com tarifa soma mais de R$ 28 milhões por mês
Sem cobradores, empresas de ônibus podem lucrar R$ 7,1 milhões por ano em São Luís
Relatório de CPI em Teresina traz depoimento de empresária de ônibus com atuação em São Luís
Empresas de ônibus recebem benefícios fiscais há 9 anos mesmo com tarifa mais cara
Empresas de ônibus em São Luís estariam ‘maquiando’ custos para esconder lucros
Grupo que atua no transporte em São Luís é alvo de CPI em Belo Horizonte
O problema, entretanto, é que o chamado subsídio para “complementação tarifária” paga às empresas de ônibus pode ter lesado os cofres públicos, por uma suposta “maquiagem” de custos que teriam escondidos os lucros das empresas e consórcios que operam na capital.
Conforme as informações obtidas, os parâmetros para o cálculo deficitário visando obter o subsídio — liberação do recurso para determinada atividade de transporte — destinados à entidade que representa as empresas estaria sob suspeitas.
Na última terça-feira (04), durante depoimento do empresário Manoel Cruz, consultor técnico da SMTT à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Transportes, a situação ficou ainda pior por trazer um panorama altamente esclarecedor quanto ao verdadeiro déficit do sistema de transporte público ludovicense.
DOCUMENTO
Baixe a nota de empenho com valores repassados ao SET entre novembro e dezembro do ano passado
Em meio a uma série de informações apresentadas, a que mais chamou atenção foi a que diz respeito à defasagem de caixa das empresas e consórcios que operam as linhas de ônibus da capital.
De acordo com o consultor, responsável por todos os estudos técnicos do setor, o déficit mensal do sistema é de R$ 1,8 milhão. Ele afirmou que o sistema estava equilibrado até janeiro de 2020, mas advertiu que agora existe um parecer técnico que comprova o déficit financeiro.
A informação difere daquela apresentada pelo SET em outubro do ano passado, em meio à greve dos rodoviários. Na época, o diretor-executivo da entidade empresarial, Paulo Pires, disse que o sistema de transporte ludovicense sofreu um grande impacto com a pandemia e tinha um déficit mensal de R$ 6 milhões.
Diante de tantos dados desconexos, resta saber se o Ministério Público do Maranhão (MPMA) estará disposto a mover ação pedindo ressarcimento de parte dos repasses realizados às empresas de ônibus para cobrir um déficit que nem de longe representava a realidade do sistema.
MAIS SOBRE A CPI
CPI do Transporte vai ouvir dono de empresa que “funcionava” dentro da SMTT
Em depoimento à CPI do Transporte, ex-relator da CPL não esclarece dúvidas em relação à licitação
Pane elétrica adia segunda sessão com oitivas da CPI do Transporte
CPI do Transporte aprova regimento e dois convites para esclarecimentos
Com publicação no Diário Oficial, entenda os próximos passos da CPI do Transporte
Marquinhos diz que vai deixar CPI alegando que investigação contra ‘máfia dos ônibus’ será ‘balela’
CPI do Transporte aguarda publicação em Diário Oficial para iniciar atividades
Osmar Filho diz que CPI do Transporte será instalada ainda nesta semana
CPI do Transporte aguarda parecer da Procuradoria da Câmara de São Luís para ser instalada
Em tempos de desinformação e pandemia, o blog do Isaías Rocha reforça o compromisso com o jornalismo maranhense, profissional e de qualidade. Nossa página produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.
Deixe um comentário