Eduardo Braide, prefeito de São Luís — Foto: Divulgação/Prefeitura de São Luís

Completa-se em janeiro de 2022 um ano da gestão do prefeito Eduardo Braide (PODE) à frente da Prefeitura de São Luís. Foram 12 meses marcados por altos e baixos na popularidade do prefeito, que teve uma campanha marcada por promessas em relação a educação, transporte, obras públicas, impostos e combate à corrupção e ao mau uso dos recursos públicos em todos os níveis da administração pública municipal.

Na noite de ontem, Braide usou suas redes sociais para comemorar um levantamento do G1 que apontou sua gestão como a melhor entres as prefeituras do Nordeste no cumprimento de promessas dos prefeitos durante a campanha eleitoral de 2020.

O problema, entretanto, é que o veículo de comunicação usa uma metodologia que leva em conta não apenas o programa de governo registrado no TSE, mas promessas específicas dos candidatos durante entrevistas e debates.

Para constatar a veracidade das informações, o blog do Isaias Rocha analisou coleta de dados e descobriu que algumas das ‘promessas cumpridas’ já existiam ou foram entregues no último dia de gestão pelo antecessor.

Os ônibus articulados, as reformas de feiras e mercados, a inauguração da Maternidade Nazira Assub, e a presença da Guarda Municipal 24h nos Terminais de Integração, estão entre algumas das ações que já existiam, mas foram ‘infladas’ como ‘promessas cumpridas’ pelo atual gestor.

A checagem faz parte do projeto de combate a desinformação na pandemia, com o objetivo de reforçar o compromisso com o jornalismo maranhense, profissional e de qualidade.

AOS FATOS

O Promessômetro do blog, acompanhamento feito para mostrar a verdade dos fatos, comprovou que é falso a promessa que prevê a implantação do sistema de ônibus articulados em São Luís.

Antes do ‘Rapidão’, capital contava com linhas que interligavam quatro dos cinco terminais, inclusive, com os mesmos ônibus articulados usados no ‘novo’ serviço

A verdade é que o serviço já existia há quase duas décadas, por meio da linha expressa BR-135, que ligava quatro dos cinco terminais de integração da capital maranhense. Nem mesmo os ônibus articulados podem ser considerados algo novo na cidade, pois desde antes da licitação do transporte em 2016, esse era um serviço que já fazia parte do SIT – Sistema Integrado de Transporte em São Luís.

Também não é verdade a promessa de reformar a estrutura de feiras e mercados de São Luís. Antes do início do mandato de Braide, o antecessor dele – Edivaldo Júnior – já estava executando o maior pacote de reformas e ampliações de feiras e mercados da história da capital. Os serviços faziam parte do programa São Luís em Obras e seguiram todas as normas sanitárias para o controle do novo coronavírus ao longo de 2020.

O Mercado das Tulhas (Feira da Praia Grande) foi o primeiro do pacote de obras a ter os serviços iniciados. O mercado do Monte Castelo também teve sua antiga estrutura totalmente colocada abaixo e uma completamente nova foi construída, bem como o mercado do Coroadinho que foi deixado pelo antecessor com os serviços avançados.

Outro mercado que estava em fase bastante avançada dos serviços era o do São Francisco, que foi totalmente reconstruído, atendendo a todas as normas de segurança, sanitárias e de acessibilidade. Também estavam avançadas as obras dos mercados da Cohab e Anil.

A promessa que prevê a presença contínua de guardas municipais nos terminais de integração da capital, também é mais uma mentira. Desde 2016, Governo e Prefeitura reforçam união nas estratégias de segurança neste sentido.


No dia 30 de setembro daquele ano, por exemplo, com o objetivo de mobilizar o maior número de contingente das Forças de Segurança e definir novas estratégias para a garantia da paz na capital, o governador Flávio Dino e o então prefeito Edivaldo Júnior estiveram reunidos no Palácio dos Leões. Na pauta, a união das Polícias Militar e Civil, do Corpo de Bombeiros, da Guarda Municipal e das Tropas Federais para o reestabelecimento da ordem e garantia da segurança durante o período eleitoral.

Após a reunião, ficou definido um entendimento de integração para prevalecer a força do Estado. Na época, além do trabalho das Polícias Civil e Militar na vigilância da circulação dos ônibus, a Guarda Municipal permanecerá 24h nos Terminais de Integração, e o Corpo de Bombeiros dará suporte na escolta dos coletivos.

Outra mentira usada para ‘inflar’ as ‘promessas cumpridas’ de Braide foi a reabertura da Maternidade Nazira Assub, na Estiva, bairro da zona rural da capital.


O problema é que a maternidade foi entregue à população, no dia 31 de dezembro de 2020, ainda pelo ex-prefeito Edivaldo Júnior, visando oferecer às mães da região todos os serviços necessários para um bom atendimento, com salas especialmente adaptadas para realizar o parto natural, humanizado, com toda a assistência de profissionais capacitados e equipamentos modernos.

O monitoramento do G1 aponta que, 34,32% das promessas de Braide foram cumpridas em parte e 65,67% ainda não foram cumpridas pelo atual gestor da capital maranhense. No entanto, após a apuração que mostra o grau de veracidade, o índice de compromissos assumidos pelo prefeito ludovicense, pode ser bem menor do que foi divulgado.

Ao usar as ações deixadas pelo antecessor como se fosse ‘promessas cumpridas’, Braide acabou comprovando que as informações do G1 serviram apenas para ilustrar campanhas publicitárias visando enganar a população ludovicense mais uma vez.

Em tempos de desinformação e pandemia, o blog do Isaías Rocha reforça o compromisso com o jornalismo maranhense, profissional e de qualidade. Nossa página produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.