Sabe aquela frase de que “nem todo herói usa capa?” No caso desta história, a máxima não deve ser levada ao pé da letra. Aos 41 anos, Paula Renata Costa visita hospitais de São Luís, para encorajar pacientes desanimados com o tratamento e, em grande parte dos casos, com depressão, a não desistirem.

Há 05 anos, Paula Renata estimula crianças, adolescentes e adultos vestida como “Super PR”, uma espécie de versão feminina do Superman. Em contato com o blog do Isaías Rocha, ela explicou como virou uma ‘heroína da vida real’.

“Em 2018, criei o primeiro arquétipo super-heroína do Estado, utilizando este, para visitas nos hospitais públicos a crianças que moram no hospital por não terem condições de continuar o tratamento em casa”, revelou.

Em paralelo, ela disse que a fórmula de super-heroína também é usada na inclusão de autistas nas escolas da rede pública municipal e nos atendimentos de crianças com transtorno do espectro autista (TEA) nas periferias da capital maranhense.

“De lá pra cá já passei por mais de 50 hospitais, na cidade de São Luís e também interior do Estado, sendo mais de 1000 crianças visitadas, e mais de 45000 famílias atendidas com pelo menos uma cesta básica”, completou.

Ela disse ainda que só ajudar com alimentos e atendimentos não seria suficiente pra mudar a vida das pessoas mais carentes e resolveu investir em educação.

“Chamei um grupo de amigos, professores, para ministrar cursos profissionalizantes gratuitos a jovens de famílias de baixa renda para garantir educação de qualidade para inseri-los com responsabilidade no mercado de trabalho”, afirmou.

A “Super PR” é moradora do Anil, em São Luís. Além de empresária, ela é considerada uma profissional multifacetada, com formação em três áreas: Terapia Ocupacional, Agronomia e Direito, respectivamente, nas faculdades CEST, UEMA e FACEM.

Paula Renata conta que sua inspiração para a personagem surgiu durante uma ação voluntária.  Segundo ela, após essa experiência, ganhou uma espécie de ‘poder capaz de salvar a vida de quem precisa de ajuda, especialmente, as crianças.

“Iniciei, em 2012, um trabalho voluntário junto a comunidades carentes da capital maranhense (…). Nas minhas redes sociais, venho publicando diariamente conteúdos de saúde e filantropia, visando orientar e sensibilizar a sociedade sobre os reais ‘poderes dos super heróis da vida real’, que é salvar a vida de quem precisa de ajuda, especialmente as crianças. Pra frente e avante”, concluiu.

Canção de Curar

Para ampliar a atuar do projeto, Paula Renata fundou em 2021, o Instituto Canção de Curar, localizado na Rua do Chumbo Residencial Canaã, no Jardim São Cristóvão, em São Luís.

A entidade, sem fins lucrativos, promove, dentre outras ações, oficinas terapêuticas de música e arte para crianças e idosos em situação de risco social. Também trabalha com acolhimento temporário às famílias de baixa renda do interior do Maranhão que acompanham familiares em hospitais da capital.

Além disso, atua na assistência à saúde, através de visitas terapêuticas a hospitais, utilizando a musicoterapia como instrumento de reabilitação.

Contato e informações

Clique aqui e acesse o Instagram do Canção de Curar para maiores informações.

Leia mais notícias em isaiasrocha.com.br e nos sigam nas redes sociais: FacebookTwitterTelegram Tiktok. Leitores também podem colaborar enviando sugestões, denúncias, criticas ou elogios por telefone/whatsapp (98) 9 9139-4147 ou pelo e-mail isaiasrocha21@gmail.com