A cada dia que passa a pré-candidatura do advogado Charles Dias, à presidência da Seccional Maranhense da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), ganha mais claramente as feições de uma candidatura “laranja”, porque estaria a serviço da pré-candidata Valéria Lauande, de quem, inclusive, seu amigo de longas datas, Roberto Feitosa, resolveu declarar apoio recentemente.
Depois de passar vários anos comandando a milícia privada denominada União Democrática Ruralista (UDR), entidade que funciona como um grupo de pressão no Congresso Nacional, para impedir a aprovação de projetos de lei a favor da reforma agrária, eis que Charles resolve lançar um voo solo. Nada demais não fosse o fato de sua candidatura beneficiar tão somente ao projeto de poder do grupo que hoje seu maior amigo apoia atualmente.
O projeto comum de Charles mostrou-se indisfarçavelmente evidente com a adesão oficial de Feitosa ao projeto de poder de Mário Macieira. Ocorre que Daniel Blume e Charles Dias que faziam certa oposição a Macieira na OAB, são justamente da ala comandada por Feitosa, inclusive, ambos eram aliados até pouco tempo. Mas coube a Feitosa revelar que todos faziam oposição de mentirinha, ao afirmar que o interesse de todos os advogados deveria prevalecer sobre o acirramento das agressões de campanha.
Mas, perguntarão alguns, em que essa adesão significa que Charles está a serviço do grupo de Valéria e não o contrário? Ora, pois não é que coube ao advogado e conselheiro federal Daniel Blume, que segundo seu comandante, sempre fingiu fazer oposição a Mário Macieira a revelação de que tudo isso tinha um único propósito que é eleger Valéria presidente? Blume disse assim ao declarar apoio ao grupo que comanda a OAB:
“Eles [Mário e Valéria] me convenceram com trabalho, com gestão, que esse é o melhor caminho, a melhor direção para a Ordem dos Advogados do Brasil, Seção Maranhão”, justificou.
Charles e Feitosa são siameses, dois subprodutos do projeto de poder dos atuais comandantes da ordem. Estranho, é que nas entrevistas o próprio Charles deixa transparecer ao não bater na atual gestão que comanda a entidade, ou seja, demonstrando um sinal evidente de controle por parte do seu amigo de longas datas. Ele não critica e nem vai criticar, pois o comentário nos bastidores da advocacia, é que Feitosa lançou Charles para junto com Valéria tirarem uma possível vitória mais vez das mãos da verdadeira oposição.