Análise: Diferença entre Baride e Duarte cai para 5 pontos no Ibope e aumenta emoção do 2º turno

Spread the love

A redução da diferença entre os candidatos Eduardo Braide (Podemos) e Duarte Júnior (Republicanos), detectada pelo Ibope, projeta dias de emoção e expectativa para os ludovicenses até domingo (29/11), data da votação do segundo turno. Divulgado pela TV Mirante na noite desta sexta-feira (27), o último levantamento do instituto de pesquisas mostra o prefeituravel do Podemos com 50% da preferência dos eleitores, contra 42% do republicano. Branco/Nulo somam 5% e não sabem ou não responderam fico em 2%.

Braide terminou o 1º turno com pouco mais de 37% contra 22% de Duarte. Em uma semana, entretanto, a distância entre os dois concorrentes caiu de quinze para oito pontos percentuais. Embora Braide apareça 8 casas acima de Duarte, a aproximação das linhas dos gráficos torna o resultado das urnas menos previsível para os concorrentes, já que a margem de erro de 3 pontos pode diminuir ainda mais essa distância podendo chegar a cinco pontos de diferença. Como consequência, eleva-se a tensão nas campanhas.

Os resultados do Ibope confirmam o desgaste de Braide desde a semana passada, quando passou a receber apoios de partidos e líderes políticos. Isso se reflete também na mudança de perfil adotada pelo candidato em 2016. Há quatro anos, Braide era crítico aberto de alianças que pudessem macular sua eventual gestão municipal e que o obrigassem a lotear a prefeitura.

No pleito deste ano, conforme destacou o Atual7.com, Braide abandonou o perfil de 2016 e vai às urnas no próximo fim de semana carregado pelo PDT, MDB da ex-governadora Roseana Sarney, bolsonaristas, lulistas, petistas, comunistas e ex-aliados do governador Flávio Dino, fazendo a imagem do candidato sofrer abalos.

Muitos apoiadores do candidato já comemoram a vitória antecipada nas urnas, mas como a diferença entre os candidatos ainda é pequena, a verdade é que o resultado final ainda é imprevisível. Tudo pode mudar em dois dias, a começar pelo último debate que será realizado na noite de hoje pela TV Mirante.

DADOS DA PESQUISA      
A avaliação do cenário municipal na capital maranhense foi realizada no período de 25 a 27 de novembro de 2020, com 805 entrevistas. A margem de erro é de 3 pontos para cima ou para baixo e o nível de confiança de 95%. A pesquisa tem registro na Justiça Eleitoral com o número MA‐05555/2020.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *